quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Fernando Araújo – Universal (2000)

Nascido em Belo Horizonte, Fernando Araújo é Bacharel pela Escola de Música da UFMG e Mestre em Música pela Manhattan School of Music de Nova York, tendo tido como principais professores José Lucena Vaz, Carlos Barbosa-Lima e Manuel Barrueco.

Fernando Araújo obteve, entre outros, o Prêmio Turíbio Santos no II Concurso Internacional Villa-Lobos e o 1o. Lugar e Prêmio de Melhor Intérprete de Villa-Lobos no II Concurso Nacional Villa-Lobos. Foi vencedor, com o soprano Mônica Pedrosa, do XX Artists International Auditions em Nova York, tendo o duo se apresentado no prestigioso Carnegie Recital Hall.

O violonista realizou recitais em Nova York, Filadélfia, Tucson e São Francisco nos EUA e nas principais cidades do Brasil. Atuou como solista com várias orquestras, dentre elas a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

Lançado pelo selo Karmim, o CD Universal, no qual Fernando Araújo interpreta obras de Villa-Lobos, Piazzolla e Garoto, recebeu excelentes críticas em vários órgãos de imprensa, dentre eles as revistas Concerto e Música Brasileira, e os Jornais Estado de Minas e O Globo.

Fernando Araújo é Professor Assistente e Coordenador da Área de Violão da Escola de Música da UFMG. Buscando fomentar e divulgar o violão em sua riqueza de possibilidades, vem se dedicando também à criação e coordenação de eventos, tendo dirigido as duas edições do Concurso de Violão José Lucena Vaz, realizados em Belo Horizonte.

Atualmente coordena, juntamente com os violonistas Juarez Moreira e Aliéksey Vianna, o Festival Internacional de Violão de Belo Horizonte, evento que, ainda na sua quarta edição já faz parte do calendário cultural de Belo Horizonte.

Preço – R$25,00

Faixas
01 - Prelúdio nº 1 (Heitor Vila Lobos)
02 - Prelúdio nº 2 (Heitor Vila Lobos)
03 - Prelúdio nº 3 (Heitor Vila Lobos)
04 - Prelúdio nº 4 (Heitor Vila Lobos)
05 - Prelúdio nº 5 (Heitor Vila Lobos)
06 - Otoño porteño (Astor Piazzolla)
07 - Invierno porteño (Astor Piazzolla)
08 - Primavera porteña (Astor Piazzolla)
09 - Verano porteño (Astor Piazzolla)
10 - Duas contas (Garoto)
11 - Gente humilde (Garoto)
12 - Lamentos do morro (Garoto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário