terça-feira, 29 de novembro de 2011

Paralaxe - Under Pop Pulp Fiction (2006)

Imagine um trabalho musical recheado de referências, que vão desde os quadrinhos norte americanos, seriados de heróis japoneses, desenhos animados, aos personagens que permeiam o nosso imaginário cotidiano, como a “Loira do Bonfim”. Difícil? Mas não inconcebível. Resumindo, mal e toscamente, isso é Paralaxe. Para quem perdeu este que, na minha opinião, é um dos mais, importantes e singulares trabalhos do cenário independente, fica a dica.

O primeiro disco deste trio composto por Fredhc (voz, letras e arranjos), Rafael Carneiro (guitarra) e VJ Impar (inserção de imagens) saiu em 2005 com o título de “Paralaxe”, e já indicava as particularidades que definiriam o trabalho do grupo. O álbum trazia um clima meio retrô, com vocal em clima oitentista, mas com uma roupagem que mesclava rock e elementos eletrônicos. Havia algo de New Order com Kraftwerk.

As letras já traziam metáforas bem sacadas como a ótima “Dr Gory Versus Spectreman”. A referência não fica tão clara aqui, mas Spectreman foi um seriado produzido no Japão no final dos anos 70, com produção capenga, mas com histórias interessantes. O herói enlatado enfrentava o vilão Dr Gory. A música do Paralaxe usa os personagens para criar uma espécie de alegoria em que Spectreman é Carlos Marighela (guerrilheiro durante os anos de ditadura no Brasil) e seu algoz, Dr Gory é o general Golbery do Couto e Silva, uma das figuras mais importantes do regime militar brasileiro (1964 – 1985). Veja um trecho da letra:

“Spectreman subversivo, alvo do alto comando, tinha um aparelho em Goiás e um míssil lituano,um esconderijo no Uruguai era amigo do Jânio fazia um Guevara-Style de charuto cubano”
Mas, o primeiro disco, apesar de bem feito, é apenas um ensaio para o que estava por vir. Under Pop Pulp Fiction saiu exatamente um ano depois e surpreendeu. O disco tinha muito mais qualidade sonora e apresentava um Paralaxe mais experimental e ousado.

Não havia, de forma alguma, a sensação de que o trio estava se procurando, tateando terrenos na tentativa de achar um norte definitivo, como aconteceu no primeiro trabalho.
por Roger Deff

Preço – R$20,00

Faixas
01 - li No Linux O Celton ( Fred HC )
02 - Bin Laden E O Bruce Wayne ( Fred HC )
03 - Lanterna Verde No Sea – Lord ( Fred HC )
04 - Raul da Bicicleta ( Fred HC )
05 - O Homem- Pássaro (Fred HC )
06 - Catch A Rising Star ( Fred HC )
07 - A Hora E A Vez De Augusto Matraga ( Fred HC )
08 - Juliano Doido ( Fred HC )
09 - A Loura Do Bonfim ( Fred HC )
10 - Um Silêncio E Um Cigarro ( Fred HC )
11 - O Homem-Azul De Ao ( Fred HC )
12 - Dr. Gori vs. Spectreman ( Fred HC )
13 - Misantropp ( Trance Remix ) ( Fred HC )

Nenhum comentário:

Postar um comentário