segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Nivaldo Ornelas - Viagem em Direção ao Oco do Toco (2005)

Viagem em direção ao oco do toco é o resultado de um trabalho que começou há muito tempo, no início da minha carreira. Muito mais que musical, é um trabalho conceitual. É como um pintor, que não pinta paisagens, mas o seu próprio interior, o momento em que está vivendo.

No nosso caso, eu e André fizemos música como se estivéssemos conversando - nada prévio, nada ensaiado, improviso puro. Eu, particularmente, acredito que os músicos em geral, num futuro muito próximo, vão retomar este caminho. Como disse, no início da carreira eu e meus amigos já tentávamos fazer este tipo de som. É claro que tecnicamente não era muito bom, mas o conceito era! O Quarteto Contemporâneo não gravou nenhum disco, mas lançou sementes que deram muitos frutos.

No meu caso específico, ele me levou direto ao grupo do Hermeto Pascoal (Montreux/1979) e, em seguida, à Academia de Danças de Egberto Gismonti. Ambos procuravam esta forma de tocar e acabaram encontrando com muito sucesso.

André Dequech é descendente direto de uma linha de pianistas mineiros com uma harmonia muito sofisticada. Esta geração começou com o Jairo Moura, pianista do Quarteto Contemporâneo, e influenciou a todos nós. André tem o toque refinado, a concepção e a audácia dos artistas inovadores. André não quer ser, ele é! Nosso trabalho começou nos anos 80 e se solidificou nos tempos em que abríamos os concertos do Toninho Horta, onde, aliás, ele é o pianista titular.
Bom, é isso aí! Espero que gostem do nosso trabalho.
*Nivaldo Ornelas

Preço – R$25,00

Faixas
01 - Conversa Inicial – Nivaldo Ornelas e André Dequech
02 - Uma Opinião – Nivaldo Ornelas
03 - Contando uma História – Nivaldo Ornelas e André Dequech
04 - Viagem em Direção ao Oco do Toco – Nivaldo Ornelas e André Dequech
05 - Barra-Ponto – Nivaldo Ornelas e André Dequech
06 - Uma Ponderação – Nivaldo Ornelas
07 - Viagem em Direção ao Sol – Nivaldo Ornelas e André Dequech
08 - Variações sobre Yankee Doodle Dandy – adaptação e arranjos Nivaldo Ornelas
09 - Uma outra Opinião – Nivaldo Ornelas
10 - Suíte Brasília – Renato Vasconcelos
11 - Outra Consideração a Respeito – Nivaldo Ornelas
12 - Para Fechar o Assunto – Nivaldo Ornelas e André Dequech

Nenhum comentário:

Postar um comentário