terça-feira, 29 de novembro de 2011

O Último Número - Museu do Mundo (2001)

Nascido em 1985, em Belo Horizonte, e batizado com o título do último poema de Augusto dos Anjos, o grupo O Último Número foi inicialmente formado por Gato Jair (letras e voz), John Daniel (guitarra e violão), Paulo Horta (baixo) e Clôde Franco (bateria), que gravaram seu primeiro LP independente, "O strip-tease da alma", em 1986, disco lançado pelo selo Câmbio Negro, de BH.

O segundo LP da banda, "Filme", de 1988, também independente e lançado pela Câmbio Negro, foi gravado por Gato Jair, Paulo Horta e Otávio Martins (guitarras e violões), Bob Faria (baixo) e Clôde.Os discos tiveram ótima recepção crítica e ótima acolhida do público, o que garantiu a realização de vários shows do grupo em BH, no interior de Minas, no Rio e em São Paulo. O grupo apresentou-se em locais como: Aeroanta, Circo voador, Garota de lpanema, Madame Satã, Sesc Pompéia, entre outros.

Museu do Mundo é o nome do terceiro CD da banda, que tem doze músicas, das quais três são regravações de canções registradas no segundo LP da banda, "Filme", lançado em 1988. As nove restantes são inéditas.

Além desses discos próprios, o O Último Número participou de duas coletâneas: "Rock forte", de 1987, com vários grupos mineiros, lançado pelo selo Plug da BMG-Ariola; e "Sanguinho Novo", de 1989, uma homenagem a Arnaldo Batista, dos Mutantes, gravado com vários grupos do país, e lançado pela Eldorado.

Uma das características mais marcantes de O ÚLTIMO NÚMERO são as letras compostas pelo vocalista Jair. Elas são ricas em lirismo e dialogam com a tradição poética universal, mas mantêm-se sempre atuais e refletem críticas à nossa sociedade e ao tempo em que vivemos. Por esse fato, Jair foi considerado, no final da década de oitenta, um dos melhores letristas do país pela revista Bizz.

Preço – R$20,00

Faixas
01 - A bíblia, o bêbado e as mulheres belas-lupicínica nº 5 (Jair e Otávio)
02 - Mesa posta (Jair e Otávio)
03 - Roendo as unhas (Paulinho da Viola)
04 - É que eu não sei o que eu não sou (Jair e Otávio)
05 - Os fogos dos jogos (Jair e Otávio)
06 - I fell in love one day (Arnaldo Baptista)
07 - Vermelho vivo (Jair e Paulo)
08 - Miracle (Jair e Otávio)
09 - Oração que o senhor nos ensinou (Jair e Otávio)
10 - Limbo (Jair e Paulo)
11 - Filme (Jair e Paulo)
12 - Museu do Mundo (Jair e Paulo)

2 comentários:

  1. desponibiliza para download, esse conjunto teve uma grande importancia no inicio da minha juventude em belo horizonte anos 80.que saudade daqueles tempos maravilhosos!!!

    ResponderExcluir
  2. Oloko vc esta vendendo? para com isso, coloca para dowload pow.

    ResponderExcluir