terça-feira, 29 de novembro de 2011

Pereira da Viola – Akpalô (2008)

Pereira lança o seu quinto álbum, batizado “Akpalô” que, em nagô “contador de histórias, aquele que guarda e transmite a memória do seu povo”. Com uma sonoridade surpreendente Pereira traduz toda influencia da cultura herdada dos antepassados, um verdadeiro resgate das origens afro-indígenas que formam a identidade mineira e mais precisamente do Vale do Mucuri, norte de Minas Gerais.

Com uma simplicidade sofisticada e elegante pereira nos leva suavemente por caminhos inusitados no que se refere à poesia e melodia numa das mais belas traduções sonoras das tradições e manifestações do norte de minas.

Akpalô um divisor de águas na trajetória de Pereira, pois nos faz sentir mais brasileiros do que nunca identificado com o povo simples do interior de onde todos têm origem este trabalho não deixa duvida sobre a imensa riqueza de nossas raízes culturais e o talento impar do povo brasileiro um verdadeiro tratado caipira Akpalô poderia ser considerado a carteira de identidade do povo brasileiro.

Porta-voz de sua região pereira reuniu um repertorio rico e ainda por cima carregado de outras influencia sonoras uma espécie de dialogo com o blues, MPB, inclusive a musica clássica entra nesta conversa afinada resultando em um belíssimo resultado que nos leva a trilhar ao encontro de nossas raízes.

Dirigido e arranjado por André Siqueira, com as participações especiais de Tambolelê, Titane, Celso Moretti, Rubinho do Vale, Gabriel Guedes, Dércio Marques e Lígia Jacques, tai é só conferir e saborear este quitute sonoro, pois tem cheiro, sabor e as cores do povo brasileiro Pereira da Viola libertando a musica caipira.

“Não quero romper com nenhum universo, mas também não quero ser refém de nenhum. Não vim aqui para ficar repetindo ninguém, nem a mim mesmo”. Pereira da Viola

Preço – R$20,00

Faixas
01 - Brasil Nome de Vegetal ( Celso Adolfo )
02 - Akpalô ( Pereira da Viola/ J. Medrado Cantão )
03 - Folia dos Pretos ( Luiz Theodoro/ Henrique Gomes )
04 - Tá no Tombo ( Pereira da Viola/ João Evangelista Rodrigues )
05 - Mestre Diola ( Gonzaga Medeiros )
06 - Canção Guarani ( J. Medrado Cantão/ Wagner dos Santos )
07 - Viola in Blues ( Pereira da Viola/ João Evangelista Rodrigues )
08 - Folia de Reis " Nas Lonjuras desta terra " ( Rubinho do Vale )
09 - Trem da História ( Rubinho do Vale )
10 - Viola de Festa ( Tavinho Moura/ Pereira da Viola )
11 - Voltado Inteiro " Na lagoa que tem léo " ( Domínio Público )
12 - Viola Cósmica ( Pereira da Viola/ Gildes Bezerra )
13 - Pau de Atiradeira ( Papalo Monteiro )
14 - Louvação ( Levi Ramiro )
15 - Beija Mar " Riacho de Areia" (Domínio Público do Vale do jequitinhonha )
16 - Batucongo ( Domínio Público )

Nenhum comentário:

Postar um comentário