Sacola de pano feita para carregar alimentos, ferramentas e outros objetos, a praticamente extinta mucuta – conhecida por muitos como embornal – batiza o quinto disco solo de carreira de Wilson Dias.
“Quando pensei em fazer Mucuta, deixei a imaginação voar ao encontro de tudo que vivi na infância”, recorda o violeiro e compositor, que, graças ao disco, reencontra personagens marcantes em sua trajetória. “Na verdade, as imagens foram me levando às melodias”, relata Wilson, que, ao conceber o projeto conceitual, independente, acabou de volta à Bamburral da infância, onde praticamente não havia nada mais daquele período.
Natural de Olhos D’Água (Minadouro), Norte de Minas, Wilson Dias estréia carreira fonográfica em 1997 com Pequenas histórias, em que o samba era destaque no repertório. Violonista e baxista até então, as violas de seus discos ficavam sob a responsabilidade do amigo Pereira da Viola. Em Picuá, disco de 2005, ele assume de vez o instrumento, que não deixou mais. “A viola é um bicho ciumento, igual a mulher”, compara, inspirado na própria vivência.
Além das 10 composições instrumentais autorais (Ana Tereza, Guizo, Colibri, Minadouro, Mucuta, Bamburral, Cabriola, Araquesta, Trupicão e Seu Tunin), o violeiro resgata em seu novo disco duas cantigas de roda (A volta do voltado e Vagalume), que canta desde a infância. Para o parceiro e professor André Siqueira, que assina o texto do encarte, “talvez a coisa mais impressionante nesse novo trabalho seja a unidade que ele consegue em suas músicas e a forma como a violinha canta suas lembranças”.
“Essa é a grande contribuição que esses homens rurais podem dar à nossa música: deixar que ela fale por si e que, assim falando, nos ensine qual a melhor forma de cuidá-la, de cultivá-la e, por fim, de guardá-la no único lugar possível, nosso coração”, conclui André Siqueira, cuja análise de Mucuta é acrescida do oportuno comentário sobre cada faixa, da jornalista Maria Célia Pinto.
“Quando nada acontece, há um grande milagre acontecendo que não estamos vendo”, recorre a João Guimarães Rosa para expressar os sentimentos que o dominaram na feitura de Mucuta, um disco para ser sorvido com ouvidos e olhar da imaginação.
Por Ailton Magioli - EM Cultura
Preço – R$25,00
Faixas
01 – Ana Tereza – Wilson Dias
02 – Guizo – Wilson Dias
03 – Colibri – Wilson Dias
04 – Minadouro – Wilson Dias
05 – Mucuta – Wilson Dias
06 – Bamburral – Wilson Dias
07 – Cabriola – Wilson Dias
08 – Araqüesta – Wilson Dias
09 – Trupicão – Wilson Dias
10 – Seu Tunin – Wilson Dias
11 – A Volta do Voltado – Domínio Público adaptado por Wilson Dias
12 – Vagalume – Domínio Público adaptado por Wilson Dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário