quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Benjamin Abras – O que se Cala é Grande (2009)

Mistura de músicas mestiças: é assim que Benjamin define seu primeiro álbum. Com composições próprias, o artista aborda as tradições da cultura afro-brasileira e repassa conhecimentos de seus ancestrais por meio da música. O disco convida o público a conhecer assuntos que ficaram resguardados na cultura negra. Do candomblé à música cubana, passando pelo samba, boi e MPB, o primeiro disco transmite as tradições orais através dos mais variados estilos musicais.

Depois de atuar, dançar, desenhar e escrever, o multiartista resolveu apostar na música. “Benjamin foi uma surpresa pra mim, é um artista que vai dar muito o que falar. Ele não tinha muita experiência, mas sabia aquilo que queria. A originalidade do seu trabalho e sua poesia mostram a criação de algo diferente, sem uma estética estabelecida. Ele faz um resgate do novo e mostra sua beleza”, diz o produtor musical Sérgio Moreira. Além de compor e cantar, o músico explorou sua veia artística e ilustrou a capa do disco com seus desenhos. “As ilustrações têm ligação com cada história contada nas músicas”, explica o artista.

Seis meses de produção foram necessários para atingir o resultado desejado. Das 50 músicas compostas por Benjamin, foram selecionadas apenas 10. “Essa experiência nova em estúdio reuniu meus 12 anos de pesquisas sobre essa parte da cultura negra. Eu exponho os conhecimentos e fragmentações do nosso povo”, explica. O disco foi produzido por Bill Lucas e Sérgio Moreira, com participações especiais de Fabiana Cozza, Maurício Tizumba e Sérgio Pererê. O trabalho faz parte do projeto Boca Toca Tambor, com patrocínio da ArcelorMittal, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Com formação musical centrada na música de raiz afro, Benjamin conseguiu resgatar as tradições a partir de uma nova estética, juntando o que aprendeu nos cânticos do Reinado, Capoeira de Angola e nos terreiros de Candomblé – com o conceito musical de show. “Mostro tudo da maneira como recebi. Guardo na memória as cantigas que ouvi e os conhecimentos que foram transmitidos por mestres como Carlinhos D'Oxóssi, João Bosco e Dona Isabel”, conta.

Preço – R$25,00

Faixas
01 - Marujar
02 - Do Bem
03 - Aruê
04 - Amante
05 - Falanges
06 - Sopro
07 - Isaias
08 - Eixus
09 - Ladrãozin
10 - Tempero Tempo

Todas as músicas são de autoria de Benjamim Abras

Um comentário:

  1. Boa tarde!

    Admiro seu trabalho, parabéns pelo artista que você é.
    Simone.

    ResponderExcluir