quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Cia. Burlantins - O Homem que Sabia Português - Músicas da Opereta (2003)

Com direção de Chico Pelúcio e música e libreto de Tim Rescala, a peça discorre sobre a história de Barreto (Maurício Tizumba), um dedicado mestre de português, tímido, quarentão e solteirão, que finalmente decide se casar. É então que ele coloca um anúncio no jornal para conseguir uma companheira. Por um acaso do destino, Cráudia (Marina Machado), uma doméstica à procura de emprego, engana-se de endereço e bate à porta do professor que se encanta por ela. Os dois conversam distraidamente, sem perceberam que falam de assuntos diferentes: ela do emprego e ele do casamento.

A confusão aumenta quando aparece Lígia (Regina Spósito), candidata a boa esposa, moça fina, culta e educada, que atende a todos os pré-requisitos do professor. Mas Lígia só tem um probleminha: é desbocada. Nas entrelinhas, surge Inácio (também interpretado por Maurício Tizumba), o mais querido e popular do bairro, que confunde Lígia com a empregada e se apaixona por ela.

A partir daí, a trupe dá continuidade a narrativa de uma forma envolvente e sedutora, mesclando música e interpretação, ao apresentar músicas líricas e populares, conservando o estilo dos operetas de rua. O espetáculo segue com muita leveza e comicidade, expondo as diferenças sociais e culturais, que acabam por desaparecer diante da força arrebatadora do amor, contata a partir do clássico e o popular.

Com um título que homenageia Lima Barreto, que sofreu na própria pele as adversidades do preconceito social, a “O Homem que sabia português” procura recuperar o caráter essencialmente popular do gênero operístico, perdido ao longo dos anos. “Essa opereta põe em prática a velha máxima de que os contrários se atraem, mostrando que a sabedoria está no equilíbrio, na soma de riquezas e na união de valores aparentemente excludentes.

É uma opereta de rua e também de teatro. A partir dos contrastes entre a cultura erudita e a cultura popular, quatro personagens, de classes sociais bastante distintas, misturam-se numa história com leveza e a comicidade de um vaudeville”, explica Tim Rescala

Preço – R$20,00

Faixas
01 - O que é uma opereta (Tim Rescala)
02 - Ária do solteirão (Tim Rescala)
03 - Din-don (Tim Rescala)
04 - Á procura de um amor (Tim Rescala)
05 - Dueto Lígia e Cráudia (Tim Rescala)
06 - Um sonho meu (Tim Rescala)
07 - Faz-tudo Inácio (Tim Rescala)
08 - Ultrajada (Tim Rescala)
09 - Ai, professor (Tim Rescala)
10 - Trio recitativo (Tim Rescala)
11 - Os homens são todos iguais (Tim Rescala)
12 - Onde estão nossos amores? (Tim Rescala)
13 - Trio final (Tim Rescala)
14 - O que foi a opereta (Tim Rescala)

Nenhum comentário:

Postar um comentário