quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Quebrapedra (2008)

A banda qUEbRApEdRA foi formada em 2001, por jovens músicos e compositores mineiros em torno da música e da canção brasileira, lançando um olhar particular e renovador sobre esse gênero, com a proposta de realmente surpreender os ouvidos atentos apresentando uma estética diferenciada e arranjos surpreendentes que aliam rigor técnico à liberdade criativa.

Todos os seus componentes, conhecedores do repertório da música popular brasileira, focalizam seu interesse na canção em seus vários aspectos, tanto em sua gênese composicional, mantendo um trabalho autoral envolvendo os membros do grupo, todos eles músicos profissionais e letristas, quanto na investigação interpretativa de canções do repertório de compositores consagrados como Tom Jobim e Egberto Gismonti, privilegiando a fatia menos conhecida e pouco divulgada da produção desses compositores.

O trabalho composicional envolve canções assinadas pelos integrantes do grupo qUEbRApEdRA e por alguns de seus membros em parceria com músicos e escritores da nova geração que vêm se destacando no cenário artístico-cultural mineiro e nacional.

A pesquisa do grupo considera a relação letra-música como alicerce direcionador das composições, tomando como base toda a história da canção brasileira, suas particularidades e potencial em consolidar diálogos. Diálogos que envolvem as diferentes áreas artísticas, como a música e a literatura, bases da construção cancioneira, e as artes plásticas, participante do processo de edificação e estruturação do pensamento formal e poético do grupo, mas sem esquecer do diálogo mais importante, que se dá quando a obra serve ao mesmo tempo como produto e único meio real de comunicação entre seus feitores e o público fruidor, objetivo final de todo e qualquer objeto artístico. No som do grupo, são claramente audíveis referências a importantes e conhecidos capítulos da produção cancioneira e instrumental brasileira e internacional, que apontam para nomes como Elis Regina, Edu Lobo, Egberto Gismonti e Hermeto Pascoal, mas que também chamam a atenção para linguagens mais ou menos íntimas do grande público como o jazz, a improvisação, o samba e a música tradicional brasileira.

As matrizes do grupo são assim desveladas, mas sempre apresentadas com força, delicadeza, exatidão e exuberância, marcas inconfundíveis do grupo. No palco, Leonora Weissmann (voz), Rafael Martini (piano, violão e voz), Pedro Maglioni (baixo), Mateus Oliveira (bateria e percussão) e Edson Fernando (bateria e percussão), apresentam um som coeso, pesado e ao mesmo tempo sutil. Nesses anos, seus integrantes vêm colecionando prêmios, elogios da crítica e do público, e se apresentado nos mais importantes espaços de Minas Gerais. Um dos dez ganhadores do Conexão Telemig Celular 2005 Novos Movimentos da Música Mineira, um dos mais importantes prêmios da música mineira, o grupo qUEbRApEdRA teve uma faixa incluída no disco do projeto e realizou um show no teatro Francisco Nunes, obtendo um grande retorno por parte da crítica especializada de vários lugares do país e por parte do seu grande público. Mantendo trabalhos individuais e paralelos, os cinco músicos do qUEbRApEdRA também possuem extensos currículos individuais, recheados de prêmios importantes e trabalhos de grande notoriedade.

Preço – R$20,00

Faixas
01 - Além Mar – Rafael Martini e Leonora Weissmann
02 - Abacate - Rafael Martini e Leonora Weissmann
03 - Santo Forte / Equilibrista – Kristoff Silva e Makely Ka
04 - A Roda – Renato Motha
05 - Roda Gigante – Antonio Loureiro e Dudu Nicácio
06 - Nem ao menos uma Flor - Rafael Martini e Leonora Weissmann
07 - Breve - Rafael Martini e Leonora Weissmann
08 - Samba no Ponto – Rafael Martini e Alice Bicalho
09 - Em Todo Caso – Pedro Maglioni e Leonora Weissmann
10 - Impagável – Rafael Martini e Makely Ka
11 - Presença – Rafael Martini, Pedro Maglioni e Leonora Weissmann
12 - Firmamento – Felipe José

Nenhum comentário:

Postar um comentário