quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Cartoon - Martelo (1999)

“Martelo chega para abalar as estruturas do rock convencional e do repetitivo ‘pop rock’. O disco é um resumo dos últimos quatro anos da banda e suas onze músicas – todas em português com a exceção da faixa ‘First Lake Conclusion’ – martelam idéias na constituição de uma mensagem de mudança, criticando o estado atual das coisas e o que a banda chama de ‘involução espiritual e cultural’, através de diferentes metáforas.

As letras tratam de assuntos ligados à sociedade, seus problemas e soluções, sempre com o bom humor característico do estilo ‘cartooniano’. A música é uma mistura inusitada de rock progressivo com música brasileira, hard rock e música clássica. O trabalho vocal é excelente e muito explorado, recriando um som que lembra os grandes grupos dos anos 70.

Na faixa 8, ‘Lágrimas de Vidro’, ouve-se a participação de Renato Savassi, da banda Cálix, na flauta; na última faixa, ‘Fechadura’, Khadhu utiliza dois instrumentos indianos, o esraj e o sitar, mostrando um princípio de influência da música indiana no som da banda.

Outro diferencial que mostra o cuidado com que o disco foi produzido é o encarte, que conta com doze páginas ilustradas à mão pelo desenhista Renato Tirrê, trazendo todas as letras e uma surpresa na página central – um origami com as quatro personalidades do Cartoon, em forma de duendes, saltando para fora do papel – uma impecável produção gráfica (…)”.

Fonte: Revista Rock News, 2001.

Preço – R$20,00

Faixas
01 - Abertura ( Khadhu e Vlad)
02 - Duendes ( Khadhu)
03 - Tenho todos os galhos da minha árvore voltados para o Sol ( Khadhu)
04 - Estagnação ( Khadhu)
05 - O amor ( Khadhu)
06 - A verdade sobre os Incas ( Khadhu)
07 - Abre seu olho, irmão ( Khadhu)
08 - Lágrimas de vidro ( Khadhu, Boxexa)
09 - Tempo ( Khadhu, Vlad, Boxexa e Bhydhu)
10 - First Lake Conclusion ( Khadhu)
11 - Fechadura ( Vlad e Khadhu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário