terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Siricotico – Siricotico (2009)

O SIRICOTICO é um grupo de música instrumental que se formou no ano de 2002 em Belo Horizonte.

Foi criado por músicos que tinham interesse na pesquisa e performance da música brasileira e, desde então, tem contribuído para a divulgação, ampliação e valorização do Choro. Desde então o Siricotico passou por várias formações em sua trajetória, participou de festivais e tem se destacado no cenário da música mineira.

Em 2009 o grupo gravou um CD em que retoma composições de Francisco Mário – grande compositor brasileiro ainda pouco executado e divulgado –, além de músicas autorais.
Em sua formação atual, o Siricotico conta com o bandolinista Marcos Frederico que é também compositor e produtor.

Em sua carreira solo, Marcos já contabiliza a gravação do disco Sinuca Tropical, apresentações em Buenos Aires e Paris e várias premiações. Entre essas premiações destaca-se a escolha de melhor instrumentista de 2010 (BDMG Instrumental).

É Humberto Junqueira quem responde pelo violão de 7 cordas no Siricotico. Humberto é arranjador, professor e conclui seu mestrado em música pela UFMG. Foi um dos vencedores do BDMG instrumental de 2010.

Francisco Bastos é flautista, cavaquinista, arranjador e compositor. Já acompanhou diversos artistas da MPB, dentre eles Elza Soares. É formado em música pela UFOP e tem grande experiência como músico de samba e choro.

Felipe Bastos é percussionista e termina sua graduação na UFMG no curso de percussão. Participou de diversas oficinas e cursos com grandes nomes da música brasileira. Participa de vários grupos da capital mineira, inclusive o grupo de percussão da UFMG, coordenado pelo professor Fernando Rocha.

Preço – R$20,00

Faixas
01 – Firma o Pelo – Humberto Junqueira
02 – Siricotico – Humberto Junqueira e Marcos Frederico
03 – Ginga – Chico Mário
04 – Pijama de Seda – Chico Mário
05 – Sobrevivendo – Chico Mário
06 – Chorinho Interior – Chico Mário
07 – Cromachoro – Chico Mário
08 – Guerra de Canudos – Chico Mário
09 – Choro Novo – Chico Mário
10 – Esperando a Chuva – Marcos Frederico e Rômulo Marques
11 – Banzo – Marcos Frederico

Nenhum comentário:

Postar um comentário