domingo, 4 de dezembro de 2011

Esdra Neném Ferreira – Coração Tambor (2011)

Neném  é um dos mais festejados bateristas da atualidade. Uma das maiores fábricas de baterias do mundo, a Ludwig, tem o instrumentista com um de seus “adotados” em reconhecimento à sua relevância como um dos porta-vozes mais expressivos desse instrumento tão singular e plural ao mesmo tempo. A Alba, fabricante brasileira de baquetas, tem, inclusive, uma linha que leva sua assinatura. E tudo isso a partir da Ritmos da Terra, loja da qual é "endosser", por meio da qual comumente ministra oficinas de bateria.

Nas noites de Belo Horizonte, Neném toca com um sem-número de artistas, sejam eles consagrados ou debutantes – não há como discutir a importância de seu nome na música que se faz em Minas Gerais. Como músico acompanhante, Neném impressiona, pois assume um protagonismo quase que imediato. Aliás, o melhor da casa é sempre a cozinha...

Mas, o que pouca gente sabe é que estamos falando também de um exímio compositor. Existe uma demanda interna em Neném ansiosa por apresentar seu conteúdo artístico personal, que há muito estava reprimida e que encontrou, neste seu primeiro registro, Coração Tambor, espaço privilegiado de expressão.

Este disco chega para suprir essa lacuna e presentear o público fã do baterista  (e também o próprio Neném)  com um CD que, certamente, contribui para a propagação de sua arte pelos quatro cantos do planeta.  A direção musical e os arranjos foram divididos entre três expoentes da música mineira, todos contemporâneos e parceiros de Neném: o violonista Juarez Moreira, o guitarrista Toninho Horta e o flautista Mauro Rodrigues.

O repertório, por sua vez, mescla autorias do próprio Neném; de sua mãe, Dona Lourdes; Toninho Horta; Juarez Moreira e também cânticos iorubas, de domínio público; dentre outras.

Preço – R$25,00

Faixas:
01 – Das Marias – Neném e Mauro Rodrigues
02 – Minas Trem – Toninho Horta
03 – Teresa Meu Amor – Tom Jobim
04 – Atlantis – Neném e Mauro Rodrigues
05 – Samba da Mamãe – Neném e Lourdes
06 – Monte Castelo – Neném e Lourdes
07 – A Escolha do Amor – Yuri Popoff
08 – Berimbau – Baden Powell e Vinícius de Moraes
09 – Gershwin – Toninho Horta
10 – Tamba – Luiz Eça
11 – Quero-Quero – Beto Lopes/Conservatório – Neném
12 – Coração Tambor - Neném

Nenhum comentário:

Postar um comentário