domingo, 11 de dezembro de 2011

Capim Seco – Semba (2011)

Em disco de estréia, o Capim Seco revela uma sonoridade fértil concebida com arranjos sofisticados. O samba é o eixo condutor do álbum, em torno do qual giram o baião, a ciranda, a poesia, o congado mineiro, o jazz e até certa atitude rock and roll.

“Semba é uma palavra de origem bantu, ramo linguístico africano trazido para o Brasil com a escravidão, é a dança de umbigada, o batuque de roda do encontro. Esse título simboliza para nós a antropofagia cultural brasileira, o desejo da troca, a confluência dos gêneros que nos influenciam”, explica Michelle Andreazzi, cantora do grupo.

“Semba também é uma célula rítmica presente em muitos estilos musicais, como o samba, o baião, e grande parte dos ritmos de origem africana” revela Gabriel Goulart, diretor musical do CD e violonista do grupo.

Originalmente formado em trio, o Capim Seco surgiu em 2003 e tocava releituras de nomes da MPB, como Edu Lobo. A noite belo-horizontina aos poucos deu lugar às apresentações em grandes festivais como o Conexão Vivo e a Virada Cultural Paulista.

Hoje o septeto é formado por Gabriel Goulart (violão de 7), Luiz Lobo (bateria), Tiago Ramos (sax), Fábio Martins (percussão), Alberto Magno (baixo), Juventino Dias (trompete) e Michelle Andreazzi (voz).

Quem abre os caminhos para o álbum é o “Samba de Eleguá”, música de Nei Lopes. Onde a banda denota sua força de conjunto. A faixa seguinte é o samba de roda “Mãe do Céu Dona do Mar”, seguida pelo poema “À Margem” de autoria de Michelle Andreazzi.

A sutileza do grupo é percebida na ciranda lírica “Casa de Julieta” que faz referência as bandas do interior de Minas e na congada poética “Elisa no Paraíso” canções também de autoria da cantora. A direção musical do disco foi assinada por Gabriel Goulart e Flávio Henrique que consagraram essa parceria na composição da faixa “A Força dos Elementos”. Flávio também emprestou sua sofisticação a alguns pianos do álbum como no belo samba nostálgico “Sofre Mas Não Volta Atrás”.

“Casa de Nego” de Gabriel Goulart, Dé Lucas e Heleno Augusto, aproxima o Capim Seco da energia religiosa que metaboliza o samba. A faixa conta com a participação especial das “vozes” de Sérgio Pererê.

Preço – R$20,00

Faixas
01 - Samba de Eleguá (Ney Lopes)
02 - Mãe do Céu Dona do Mar (Michelle Andreazzi)
03 - À Margem (Michelle Andreazzi)
04 - Casa de Nêgo (Gabriel Goulart, Dé Lucas e Heleno Augusto)
05 - Sofre Mas Não Volta Atrás (Gabriel Goulart)
06 - Filho de Pemba (Michelle Andreazzi, Gabriel Goulart e Luiz Lobo)
07 - Semba (Michelle Andreazzi e Gabriel Goulart)
08 - Terra de Valente (Gabriel Goulart)
09 - A Força dos Elementos (Gabriel Goulart e Flávio Henrique)
10 - Casa de Julieta (Michelle Andreazzi e Gabriel Goulart)
11 - Santos e Luz (Mestre Jonas, Mário Ferreira e Miguel dos Anjos)
12 - Elisa no Paraíso (Michelle Andreazzi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário