Paulo César Anjinho é um jovem compositor e instrumentista mineiro. Começou sua carreira musical dentro do meio universitário, quando se tornou integrante da banda Urucum na Cara, em meados de 2006, como percussionista e compositor e agora lança seu primeiro álbum "Flores Maçãs", produzido de forma totalmente independente e colaborativa.
"Flores Maçãs" é um trabalho genuinamente coletivo, feito inicialmente através da idealização do autor por um tema central e na realização de uma narrativa dos fatos ocorridos através de muitos sons ambientes e efeitos sinestésicos. O disco conta ao todo com a participação direta de 18 integrantes, na formação de um único corpo sonoro, como bem definiu Luiz Gabriel Lopes em seu texto, publicado no site da banda Graveola e o Lixo Polifônico.
"Produzido de forma totalmente “natorística”, o disco é fruto de um somatório de esforços, afetos e invenções madrugadas adentro, no home-studio daquela iluminada Casa do Portão Azul no bairro Carlos Prates. Com seus modestos vinte e poucos minutos divididos em 10 faixas, é um disco desajeitadamente cinematográfico, cheio de ambiências, que sobrevoa imagens das mais diversas com uma fluência impressionante, encenando um fluxo de intensidades a um só tempo real e inventado.
De furacões melodramáticos a cambalhotas musicais, Flores Maçãs reativa uma lírica cotidiana psicodélica em sua mescla de sonoridades e imaginários, tão diversa quanto possa ser a memória afetiva do autor. A imagem da flor-maçã que desabrocha no caos do mundo torna-se metonímia orgânica de uma diversidade estética consistente e necessária à expressão da velocidade dos processos sensíveis vividos, das mudanças e dos conflitos narrados.
Há um eu-lírico múltiplo, metamorfoseado em diversas vozes, que canta esse processo através de imagens abertas, generosas, vagas. Num ciclo de ascensão e queda, a flor nasce, morre, renasce: do que não se cultivou emerge uma luminosidade essencial, que responde: "O meu rosário é gigante". E se para o bom escutador o silêncio é texto, as escutas possíveis são muitas e solares, de um processo de luminescência, reverberação lírica”.
Preço – R$15,00
Faixas
01 - Centenas de Furacões – Paulo César Anjinho
02 - Entre Lennon e McCartney – Paulo César Anjinho
03 - Vai ver – Paulo César Anjinho
04 - Cambalhota Musical – Paulo César Anjinho, Luiz Gabriel lopes e Hernani Guimarães
05 - Flores no quintal – Paulo César Anjinho
06 - Fatos – Paulo césar Anjinho e Gustavo Amaral
07 - Nas asas de um povo – Paulo César Anjinho
08 - Flores maçãs – Paulo César Anjinho, Brisa Marques, Gelson Almeida e Rodrigo Lanna
09 - Visto do Alto- Paulo César Anjinho
10 - Fogo no Balão – Paulo César Anjinho, Gustavo Amaral e Irene Bertachini
Nenhum comentário:
Postar um comentário