quinta-feira, 2 de junho de 2011

Thelmo Lins e Wagner Cosse – Trá-Lá-Lá-Lá-Li Trá-Lá-Lá-Lá-Lá (2010)

“(...) afastará o volume com desdém: - Livro para crianças!
Sem sombra de dúvidas as crianças o acolherão de braços abertos, porque elas são capazes de compreender tudo, mesmo os livros para gente grande.(...)”
A peça teatral “O menino Poeta”, baseada no livro homônimo de Henriqueta Lisboa, adaptado para o teatro por Kalluh Araújo, me fez lembrar muito este texto de Dom Marcos Barbosa, nas orelhas de “O Pequeno Príncipe”, obra máxima de Antoine de Saint-Exupéry.

“O Menino Poeta”, portanto, não me deixou dúvidas de que é uma peça teatral infantil que muito agradará, também, aquela criança que se encontra escondida no mais íntimo de nós, adultos.
É um emocionante espetáculo que recomendo, entre outros, pela beleza do texto, excelente atuação cênica e musicais maravilhosos. Tudo trabalhado com muito esmero, competência e especial habilidade.
Direção enxuta do competente Kalluh Araújo, que também assina o cenário e o figurino. Os arranjos musicais da peça trazem a assinatura do renomado músico e compositor Geraldo Vianna.

Entre as interessantes cenas, muito prazerosas e bem contextualizadas, estão as do tempo da Jovem Guarda, da TV Itacolomi ao exibir vinhetas deste canal de televisão que marcou época na cultura mineira e as projeções de imagens fascinantes de uma Belo Horizonte dos anos 60 e 70, uma viagem na história mineira e brasileira.

Outro detalhe a ressaltar são as canções de compositores de peso, como: Vander Lee, Maurício Tizumba, Pedro Morais, Celso Adolfo, Kadu Vianna, Affonsinho, Erika Machado, Renegado, entre outros.
A grande proeza é, exatamente, a deliciosa junção da poesia com a música.
Estrelado pelos atores e cantores Thelmo Lins, Wagner Cosse, Isabella Michielini e os meninos Vinicius Carvalho e Matheus Corrêa, o espetáculo baseia-se no livro de Henriqueta Lisboa, publicado originalmente em 1943.

O talento da dupla Thelmo Lins e Wagner Cosse é incontestável. Basta ouvir seus Cds “Cânticos” com poemas musicados de Cecília Meireles; “Thelmo Lins canta Drummond” com poemas musicados de Carlos Drummond de Andrade e o Cd “Trá-lá-la-lá-li Trá-lá-lá-lá-lá – Poemas musicados, da poetisa mineira Henriqueta Lisboa”, que deu origem a peça teatral “O menino poeta”.
Tudo começou quando há dois anos, enquanto excursionavam com o show “Cânticos”, a dupla foi convidada pelos familiares de Henriqueta Lisboa a realizar esse projeto ambicioso, que seria musicar seus poemas.

 Escolheram então 14 poemas do livro infanto-juvenil “O Menino Poeta”, escrito em 1943 e considerado uma obra prima da nossa literatura. Daí convidaram 13 compositores mineiros para essa empreitada e no início de 2009 receberam desses convidados as canções, que são: “O menino poeta” com música de Renegado, “O palhaço” musica de Affonsinho, “Os carneirinhos” musica de Érika Machado e Cecília Silveira, “Canoa” musica de Kristoff Silva, “Liberdade” musica de Pedro Morais, “Várzea” música de Vander Lee, “Tico-Tico” música de Maurício Tizumba, “Caboclo D´Àgua” música de Sérgio Pererê, “Os rios” música de Celso Adolfo, “Coraçãozinho” música de Kadu Vianna, “Passos” música de Ricardo Nazar e “Cantiga de neném” música de Ana Cristina. “Segredo” foi musicada por Thelmo Lins e “Caixinha de música” por Wagner Cosse.

E para dar uma qualidade maior ao projeto, convidaram um time de peso para as participações especiais. São eles: Gabriel Brescia de nove anos, na faixa “Canoa”; João Guilherme, afilhado de Thelmo, que com apenas um ano e dois meses fez algumas brincadeiras na faixa “Coraçãozinho”; o contador de histórias Roberto de Freitas também deu seu toque em “O menino poeta”; Regina Milagres e Graziela Cruz dividem com os intérpretes, os vocais na faixa “Passos” e “Cantiga de neném”. E para os corais infantis foram convidados crianças de oito a doze anos.

Participam do CD Geraldo Vianna (direção musical, arranjos, violão, piano e programações), Serginho Silva (percussões), Sérgio Rabello (contrabaixo e cello), Rogério Delayon (violão de aço e guitarra), Danilo Abreu (piano), Renato Savassi (sax, clarineta e flauta) e Célio Balona (acordeom). Como técnico de gravação, Fernando César, conhecido como Cabrito, experiente profissional mineiro, que permitiu ao projeto uma lapidação sonora de qualidade impecável.

Realizado com os benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, o Cd “Trá-lá-la-lá-li Trá-lá-lá-lá-lá – Poemas musicados da poetisa mineira Henriqueta Lisboa” é uma das melhores indicações para quem procura um trabalho musical de qualidade, para ouvir em casa ou até mesmo dar de presente a um amigo.

Preço - R$25,00

Faixas
01 - O MENINO POETA – Henriqueta Lisboa / Renegado
02 - O PALHAÇO - Henriqueta Lisboa / Affonsinho
03 - OS CARNEIRINHOS - Henriqueta Lisboa / Érika Machado e Cecilia Silveira
04 – CANOA – Henriqueta Lisboa / Kristoff Silva
05 – LIBERDADE - Henriqueta Lisboa / Pedro Morais
06 – VÁRZEA – Henriqueta Lisboa / Vander Lee
07 – TICO-TICO - Henriqueta Lisboa / Mauricio Tizumba
08 - CABOCLO D'AGUA - Henriqueta Lisboa / Sérgio Pererê
09 – SEGREDO – Henriqueta Lisboa / Thelmo Lins
10 - OS RIOS - Henriqueta Lisboa / Celso Adolfo
11 - CAIXINHA DE MÚSICA - Henriqueta Lisboa / Wagner Cosse
12 – CORAÇÃOZINHO - Henriqueta Lisboa / Kadu Vianna
13 - PASSOS - Henriqueta Lisboa / Ricardo Nazar
14 - CANTIGA DE NENEM - Henriqueta Lisboa / Ana Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário