terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Músicas do Espinhaço - Jardim do Mundo (2011)

"Embora o Músicas do Espinhaço tenha sido criado há quase dez anos, podemos dizer que nossa idade é de apenas dois já que apenas no ano passado aconteceram as primeiras apresentações e o primeiro disco publicado no mercado. O que existiu antes disso foi um embrionário processo criativo que nos torna mais vigorosos agora" relata Bernardo Puhler, cantor, compositor e idealizador do projeto.

O projeto Músicas do Espinhaço e de Outras Naturezas traz composições inspiradas nas paisagens e nos aspectos culturais da Serra do Espinhaço, maciço montanhoso que nasce em Ouro Branco na região central de Minas e termina no norte da Bahia, contemplando destinos famosos como a Serra do Cipó e a Chapada Diamantina. Ouro Preto, também inserida neste contexto, é considerada pelo grupo uma das mais significativas cidades no Espinhaço, "Vila Rica está para o Espinhaço como Nova York está para o mundo" brinca Puhler.

Alem do cancioneiro com elementos da música regional, do clube da esquina e do jazz, o trabalho se caracteriza pela recorrente interação com a imagem, seja por meio de vídeos ou de fotografias. Três dos cinco integrantes, aliás, são fotógrafos.
Outra peculiaridade do projeto é a forte conotação ambiental, que estimulou a criação de ações para a preservação das montanhas do Brasil.

O projeto Portal Serra do Espinhaço (www.serradoespinhaco.com.br), que reúne ONGs, voluntários e comercializa produtos ecológicos, germinou de ideias lançadas pelo grupo. Além disso, parte do lucro obtido na venda do cd anterior foi investida na construção de uma casa no Morro Redondo (Ipoema).

O espaço será utilizado pela comunidade local para venda de artesanato e produtos típicos. Das 1.000 unidades produzidas, mais de 600 foram doadas para a geração de recursos em outros projetos de preservação ao longo das localidades da cordilheira.

O Músicas do Espinhaço é formado por Bernardo Puhler (voz, violão, piano e flauta transversal), Pablo Maia (contrabaixo elétrico e fretless), Gustavo Campos (percussão), Matheus Félix (violino e bandolim) e Rafael Furst (violoncelo, violão e bateria).  

Preço – R$25,00

Faixas
01 - Tema de Abertura – Bernardo Puhler
02 - Perereca-de-pijama - Bernardo Puhler
03 – Canastra - Bernardo Puhler e Rafael Furst
04 - Folclore de Estrelas - Bernardo Puhler
05 - Morro Redondo - Bernardo Puhler
06 - Extrema Ponta - Bernardo Puhler e Rafael Furst
07 - Cachoeira e Sumidouro - Bernardo Puhler
08 - De Repente Cabeça de Boi - Bernardo Puhler
09 – Delicadeza - Bernardo Puhler
10 - Nossa Casa Velha - Bernardo Puhler e Rafael Furst
11 - O Encontro das Cordilheiras - Bernardo Puhler
12 - Oração ao Homem do Espinhaço - Bernardo Puhler

Nenhum comentário:

Postar um comentário