sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Bob Tostes e Marcelo Gaz – Horizonte (2011)

“Este disco é uma virada no meu trabalho. Não rompi com nada, mas estou mais livre, ousado”, conta Bob Tostes, referindo-se ao CD Horizonte. A satisfação com o momento artístico tem explicação. Depois de décadas atuando como cantor, ele retomou a composição movido por encanto com os poemas de Marcelo Gaz. O repertório traz ainda canções de CDs mais antigos, medley de bossas novas compostas por roqueiros e clássicos norte-americanos dos anos 1940 em ritmo de samba e em português.

O gosto por samba, jazz, bossa nova, Frank Sinatra, canções antigas e pela conexão com o presente, conta Bob Tostes, também colaborou para a empatia com Marcelo Gaz. “Há coincidências que animam uma conversa e criam amizade”, garante. E foi se movendo por esse universo que surgiram Canção pra despertar, Prova de amor, Rimas pequenas. Elas carregam sentimentos distintos, da evocação a acalantos ao “samba denso”, passando por experimentos musicais e composição de caráter social – Meu país. “Compartilhamos ainda nossa visão do mundo e do cotidiano”, acrescenta.

Retomar a composição de maneira inesperada, explica Bob Tostes, foi experiência forte. “Compor é salto no escuro, dá frio na barriga, ansiedade, mas o resultado é muito compensador. Não considero mais a possibilidade de parar de escrever músicas”, afirma. “Marcelo é multitalentoso: escreve bem, canta bem, é perfeccionista. Tem conexão com o contemporâneo e, ao mesmo tempo, com Tom Jobim, Noel Rosa, Paulinho da Viola”, elogia, lembrando que também gosta do passado, “mas sem nostalgia”. Em Horizonte estão 12 canções da dupla, mas eles já somam cerca de 30 – e estão preparando o segundo disco.

Respeitado conhecedor de música popular e de cinema, Bob Tostes tem cinco discos gravados ao longo de 30 anos de atividades (o mais antigo, Sambacana 3, com músicas de Pacífico Mascarenhas). Cruzando toda a obra, explica, estão a leveza da bossa nova, as harmonias do jazz e o acervo histórico da MPB. Que, frisa, é muito rico. “Trinta anos de atividades permitem que você vá aprimorando, conhecendo-se melhor, ficando mais natural”, diz. Não há fórmulas para cantar bossa nova, jazz e afins: “O importante é que você cante do seu jeito, seja qual for. Mas é preciso ter conhecimento do assunto”, observa.
Walter Sebastião - EM Cultura

Preço – R$25,00

Faixas:
01 – Canção Pra Despertar – Bob Tostes e Marcelo Gaz
02 – Jazz e Vinho – Bob Tostes e Marcelo Gaz
03 – Onde Foi Que Eu Errei? – Bob Tostes e Marcelo Gaz
04 – País – Bob Tostes e Marcelo Gaz
05 – Samba Sem Ponto – Bob Tostes e Marcelo Gaz
06 – Prova de Amor – Bob Tostes e Marcelo Gaz
07 – Ultimato – Marcelo Gaz
08 – Rimas Pequenas – Bob Tostes e Marcelo Gaz
09 – Thalia – Bob Tostes e Marcelo Gaz
10 – Pelas Costas – Bob Tostes e Marcelo Gaz
11 – Horizonte – Bob Tostes e Marcelo Gaz
12 – Change Your Mind – Bob Tostes e Marcelo Gaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário