sexta-feira, 25 de maio de 2012

Robertinho Brant - Filme Imaginário (2007)

Afeito mais ao trabalho em estúdio que aos palcos, o músico belo-horizontino Robertinho Brant acaba de lançar seu segundo disco solo. Filme imaginário começou a ser gravado em 2006, mas foi finalizado somente no início deste ano. Motivo: nesse período, andou bastante ocupado produzindo os álbuns de Marina Machado (Tempo quente), Chico Amaral (Singular), Roberto Guimarães (Amor certinho) e Carla Villar (Pedra da lua). Cantando com o que chama de “fio de voz”, ele mostra seu lado cantautor – compositor que interpreta suas próprias canções.

“Este CD é a retomada do caminho que iniciei no primeiro disco, Lugares, em 1994. Era muito novo para ser cantor e compositor. De lá para cá, resolvi viver outras experiências, como produzir. Senti a necessidade de me relacionar com os músicos”, conta Robertinho. A primeira experiência como produtor foi em 1998, com o álbum Renascimento, com versões instrumentais para músicas do Clube da Esquina. O álbum foi lançado apenas no exterior, mas ele pretende relançá-lo de maneira independente no Brasil no ano que vem.

Nas 14 canções de Filme imaginário, o artista celebra a amizade com parceiros de peso, como Seu Jorge, Leo Minax, Márcio Borges, Murilo Antunes e Chico Amaral. A maioria delas foi escrita há cerca de dois anos. Uma das exceções é Fiore della cittá, composta em 1995, depois de uma temporada na Itália, gravada por Seu Jorge em Cru. A propósito, quem está acostumado ao vozeirão do carioca se surpreende com a sutileza de sua participação em Pobre planeta.

Mesmo usando a voz de forma contida, Robertinho canta em português, espanhol, italiano e inglês. “Não sou um cara que fala todas essas línguas. Isso vem daquilo que o João Gilberto faz: cantar em outras línguas, mas com sotaque brasileiro, o que me interessa muito”, explica. Ele afirma que é díficil rotular o novo trabalho. “Alguns falam em ‘jeito mineiro de harmonizar a bossa’. Tem influência muito grande do Lô Borges, Beto Guedes, Paul Simon, Burt Bacharach, Tom Jobim, João Gilberto, folk e música de cinema europeu”.

Preço - R$20,00

Faixas
01.DA MESMA ESTRELA
02.TIEMPO DURANTE
03.UNA MUJER - VINHETA
04.FIORE DELLA CITTÁ
05.SINAL DE PAZ
06.NOITE AZUL
07.FICÇÃO BARATA
08.POBRE PLANETA
09.CÉU DE DIAMANTES
10.MR. JONH AND MR. PAUL
11.OS SONHADORES
12.MEDITERRÂNEO
13.LUZ DA MANHÃ
14.FICÇÃO BARATA - REPRISE

Nenhum comentário:

Postar um comentário