quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Patrícia Ahmaral – Superpoder (2011)


A cantora mineira Patrícia Ahmaral tem três CDs solos, todos independentes - "Ah!" (1999), produzido por Zeca Baleiro , "Vitrola Alquimista" (2004), produzido por Renato Villaça e pela própria Patrícia e "SUPERPODER, terceiro disco da carreira, produzido por Fernando Nunes, e que está sendo lançado agora em 2011.

Com 13 faixas, "SUPERPODER" traz inéditas de Zeca Baleiro ("De Romance"), Lula Queiroga (faixa título), Totonho ("Eu Mandei Meu Amor Pro Espaço"), Lucinha Turnbull ("Trilha de Luz"), releituras para canções de Belchior ("Alucinação"), Alceu Valença ("Espelho Cristalino") e para a parceria Caetano Veloso/Torquato Neto ("Mamãe Coragem").

Traz ainda canções da própria lavra de Patrícia ("Sorry" e "Do Querer") e uma parceria inédita dela com o compositor Vander Lee ("Revoada"). Complementando o repertório, regravações para "Desejo de Flor" (Vander Lee), "Sexto Andar" (hit dos "Clã" - banda de sucesso em Portugal) e para "O Tempo Vai Apagar" (antigo sucesso na voz de Roberto Carlos).

Embaladas em fusões interessantes de pop, rock, pitadas de percussões e timbres brasileiros, de elementos eletrônicos e até mesmo música lírica, Patrícia Ahmaral oferece aos ouvintes surpresas saborosas, situando-se no que se chama hoje de "nova MPB".

Embora componha, diante do grande e salutar movimento de novas compositoras que têm surgido no país, Patrícia considera-se ainda muito mais uma intérprete. Relê clássicos com personalidade e arranjos instigantes - como já fez com "A Volta do Boêmio" (Adelino Moreira), "Eu Quero É Botar meu Bloco na Rua" (Sérgio Sampaio), "Beijinho Doce" (Cascatinha e Nhanha), "Não Creio em Mais Nada" (Totó), entre outros.
Por outro lado, pinça canções, inéditas ou não, de compositores menos conhecidos, "dando a elas o status de clássicos instantâneos" (Kiko Ferreira - crítico de música). Em seus álbuns, relê autores importantes da cena mais "alternativa" da música brasileira, como Alceu Valença e Raul Seixas, Sérgio Sampaio e Walter Franco, além dos cancionistas Carlos Gomes, Adelino Moreira, entre outros.

A estes alia, com sensibilidade e olhar contemporâneo, autores novos, como Mathilda Kóvak, Luís Capucho, Suely Mesquita e Edvaldo Santana, os mineiros Renato Negrão e Christian Maia, Ricardo Aleixo e Gil Amâncio, além de expoentes como Zeca Baleiro, Chico César, Pedro Luís e Fernanda Takai. Nascida em Belo Horizonte, é considerada uma das principais interpretes da música feita em Minas, por sua geração.

Preço – R$20,00

Faixas
01 - Sexto Andar – Carlos Tê e Helder Gonçalves
02 - Superpoder – Lula Queiroga
03 - Desejo de Flor – Vander Lee
04 - Espelho Cristalino – Alceu Valença
05 - Trilha de Luz – Lucinha Turnbull
06 - Eu Mandei Meu Amor Pro Espaço - Totonho
07 - Mamãe Coragem – Caetano Veloso e Torquato Neto
08 - O Tempo Vai Apagar – Paulo Cesar Barros e Getulio Cortes
09 - De Romance – Zeca Baleiro
10 - Do Querer – Patricia Ahmaral
11 - Sorry, Baby - Patricia Ahmaral
12 – Alucinação - Belchior
13 – Revoada – Vander Lee e Patricia Ahmaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário