quarta-feira, 16 de março de 2011

ERA UMA VOZ - Sonetos só pra Netos (2006)

“ERA UMA VOZ...” trata-se de uma obra artística – livro-CD – que conjuga poemas de Caio J. Maciel, ilustrações de Ruy Izidoro e música de Zebeto Correa.

A obra aposta na irreverência e busca despertar, não só em crianças como também em adolescentes e adultos, o gosto pela palavra poética. Retomando a tradição do soneto, Caio J. Maciel incorpora, de forma intertextual, um significativo número de contos infantis, recontados e cantados em variadas linguagens e estilos. Os quatorze poemas presentes no livro-CD exibem, como protagonista, a figura do avô, síntese da tradição familiar e da arte de contar histórias. O subtítulo da obra, “Sonetos só pra netos”, evidencia o propósito lúdico e temático das composições, que buscam reapresentar personagens como Dona Baratinha, Bonequinha Preta, Os três Porquinhos, Branca de Neve, Pequeno Polegar, entre outros, inclusive elementos do folclore brasileiro e da literatura universal, como Lobisomem, Frankenstein e Drácula.

Aliada à palavra poética e aos mitos infantis, a música de Zebeto Correa percorre diferentes ritmos, acentuando as múltiplas leituras que podem ser feitas do material literário e salientando a dimensão lúdica na apreensão da linguagem estética, o que permite ao leitor/ouvinte uma maior interação com a obra. Da mesma forma, a arte de Ruy Izidoro vem complementar a ilustração poético-musical, sugerindo ao leitor/ouvinte novas imagens, estimulando-o para novas criações.

“ERA UMA VOZ...” constitui rara oportunidade para a interação de diversos procedimentos para as atividades escolares, com destaque para a apreensão da forma poética na recuperação dos elementos narrativos da tradição oral. Literatura, música e arte gráfica se unem para que as novas gerações não se distanciem da voz do avô – emblema da família e da escola do mundo.

A edição do projeto “ERA UMA VOZ...” é um empreendimento da Edições Horta Grande Ltda., a partir da iniciativa do editor Gilberto Xavier e dos artistas Caio J. Maciel (também editor), Ruy Izidoro e Zebeto Correa.

Preço – R$30,00

Um comentário: