quinta-feira, 16 de abril de 2015

Zé Helder – Assopra o Borralho (2014)

Assopra o Borralho é o título do terceiro disco solo do compositor e instrumentista mineiro Zé Helder. É um disco de composições próprias, algumas parcerias (Zeca Collares, Amauri Falabella, Índio Cachoeira) e participações especiais (Alzira E, Jotagê Alves e vários músicos).

O que é “Assopra o Borralho”   
O disco Assopra o Borralho é permeado por uma temática rural – reminiscências da infância do autor, ao redor do fogão de lenha em sua cidade natal, Cachoeira de Minas, MG. A viola caipira é o instrumento principal e todas as canções têm arranjos que valorizam a ambientação acústica e instrumentação concisa.

Nesse disco, Zé Helder aprofunda suas experimentações na viola, dessa vez com um instrumento dinâmico (com ressonância a partir de um cone metálico), que repete o caminho surpreendente e inovador já experimentado em trabalhos anteriores. Readota seu instrumento anterior, o contrabaixo, para criar a atmosfera típica de uma Minas Gerais de várias facetas, entre o tradicional e o contemporâneo.  

Uma das faixas do trabalho é uma homenagem ao professor Hermógenes, pioneiro na difusão do Yoga no Brasil, autor de vários livros e referência em estilo de vida saudável. Essa faixa será feita com a participação do grupo tradicional “Os Mensageiros de Santos Reis” grupo de folia de reis formado pelos mesmos integrantes do grupo Os Favoritos da Catira, que já são parceiros em outros trabalhos de Zé Helder.

A gravação dessa faixa exigirá uma produção especial, e será registrada em vídeo para divulgação na internet. Essa produção (vídeo) ficará a cargo da produtora Confraria. A produção do disco é de Ricardo Vignini, dono do selo Folguedo/Tratore responsável por muitas produções do gênero, inclusive os trabalhos anteriores de Zé Helder

Preço – R$25,00

Faixas:
01 – Água Limpa – Zeca Collares e Zé Helder
02 – Seresta na Roça – Índio Cachoeira e Zé Helder
03 – Assopra o Borralho - Zé Helder
04 – Composição Sobre Trilhos - Zé Helder
05 – Pão de Queijo – Mingo Jacob e Zé Helder
06 – Sabão de Cinza - Zé Helder
07 – Francisco - Zé Helder
08 – Com Você, tudo é Outra História - Zé Helder
09 – A Toada do Prof, Hermógenes - Zé Helder
10 – As Bodas de Caná - Zé Helder
11 – O Boi - Zé Helder

Nenhum comentário:

Postar um comentário