quinta-feira, 24 de julho de 2014

Músicas do Espinhaço – Janelas (2013)

 
Viabilizado através do projeto de música com o maior número de apoiadores na história do crowndfounding (patrocínio colaborativo) em Minas Gerais, o CD "Janelas", do grupo Músicas do Espinhaço, é lançado virtualmente nesta semana através do site e das redes sociais da banda. O trabalho, patrocinado por quase 300 fãs, é o resultado de um expressivo período criativo do grupo que culminou nas 19 canções do disco. Nos quase 80 minutos de áudio ininterruptos, Janelas apresenta composições de grande versatilidade, a maioria delas assinadas pelos próprios integrantes, mas também parcerias com o cantautor cearense Joaquim Izidro e Márcio Borges, lendário letrista que fundou com Milton Nascimento o Clube da Esquina.

Para a banda, formada no final de 2010, este é um momento bastante diferenciado. Depois de dois CDs produzidos quase que de maneira artesanal no estúdio caseiro do grupo, "Janelas" recebe cuidados de uma produção assinada pela própria banda, mas também por César Santos, que trabalhou com projetos de Paula Santoro, Robertinho Brant e mais recentemente Juliana Perdigão. As gravações aconteceram entre fevereiro e março de 2013 no Estúdio Verde, em Belo Horizonte, e contaram com a participação do jovem pianista Rodrigo Lana, do violeiro paulista João Arruda e de Joaquim Izidro.

Nas canções o grupo reitera sua proposta de interpretar as paisagens, os aspectos culturais e as histórias da Serra do Espinhaço, cadeia de montanhas entre Minas Gerais e a Bahia que recebeu o apelido de cordilheira do Brasil. Travessias, vilarejos esquecidos e personagens inesperados são os temas retratados pela singular sonoridade do Músicas do Espinhaço. Entre o regionalismo, o pop, o jazz e a riqueza harmônica do Clube da Esquina o grupo vai levantando suas bandeiras pela preservação, pela sustentabilidade e pela vida ao ar livre.

O trabalho está sendo parcialmente disponibilizado na internet. 13 das 19 canções podem ser baixadas gratuitamente no site da banda. Já o CD físico apresenta um projeto bastante inovador. Idealizado pela artista plástica Eloise Frota e Bernardo Puhler, a embalagem é feita com pano de chão, jornais e fitas, além de um encarte tradicional com ilustrações temáticas. "Tivemos a preocupação de apresentar algo fortemente embasado na sustentabilidade, com o reaproveitamento de materiais, e ainda desfrutar do espaço pra propagar conceitos mais abrangentes. Todos os jornais utilizados eram de cadernos 'leves e positivos' como cultura, entretenimento, turismo, etc", pontua Bernardo.

Preço – R$35,00

Faixas:
01 - Vale Barbado – Bernardo Puhler
02 – Mão do Sol - Bernardo Puhler
03 – O Correr de Vida Embrulha Tudo - Bernardo Puhler
04 – Namoradeira - Bernardo Puhler
05 – Luzir - Bernardo Puhler e Joaquim Izidro
06 – Varanda - Bernardo Puhler
07 – Alimento - Bernardo Puhler
08 – Borboletar - Bernardo Puhler
09 – A Travessia do Extremo Ermo - Bernardo Puhler
10 – Lua no Igarapé - Bernardo Puhler e Marcio Borges
11 – Janelas - Bernardo Puhler
12 – Limão Capeta - Bernardo Puhler
13 – Abraço-Espinhaço - Bernardo Puhler
14 – Gandarela - Bernardo Puhler
15 – Seu Zué - Bernardo Puhler e Rafael Furst
 16 – Fábrica de Tinta - Bernardo Puhler
17 – Capivari - Bernardo Puhler
18 – Brilho nos Óio - Bernardo Puhler
19 – Felicidade - Bernardo Puhler

Nenhum comentário:

Postar um comentário