segunda-feira, 14 de julho de 2014

Márcio Hallack – Aquelas Canções (2014)

 
Márcio Hallack, pianista, compositor e arranjador de currículo e talento caudalosos, está com disco novo na praça – seu quinto CD próprio, além das dezenas de participações em trabalhos em grupo e de outros músicos. Aquelas Canções é um álbum que abre nova vertente na carreira de Márcio, até aqui marcada por transitar naquela região do espaço & tempo, múltipla, que se costuma chamar ‘Brazilian Jazz’, MPB instrumental ou, como uma vez o crítico Zuza Homem de Mello definiu o trabalho de Hallack, a música que “une a introspecção mineira à liberdade carioca”.

Em seu novo trabalho, Márcio – que por sinal tem formação em música erudita – não só toca seu piano preciso como canta, divide vocais com figurinhas carimbadas e assina as 13 faixas – algumas em parcerias, com destaque para cinco delas compostas com Murilo Antunes, da turma do Clube da Esquina.

O nome do álbum diz tudo – é um disco devotado a canções. Há de sambas rasgados a bossas-novas delicadamente contidas. O CD é um presente aos sentidos e, com certeza, uma reafirmação da sacada de Zuza: há na produção de Hallack uma mineiridade quietamente ruidosa e um bocado de carioquice que não gosta de limites.

Márcio, que soma larga experiência internacional em palcos & estúdios e já tocou com gente da pesada como Hermeto Pascoal, Jacques Morelembaum e Raul de Souza, entre uma penca de outros de igual importância, também em Aquelas Canções se une a músicos de primeira ordem. Estão lá Nivaldo Ornelas, Fernanda Cunha, Robertinho Silva e Toninho Horta, para ficar só em alguns.
Aquelas Canções foi dedicado ao músico Flávio Goulart de Andrade, que participou nas guitarras do álbum. Flávio morreu na época das gravações. Também homenageado foi Geraldo Pereira, na faixa O Rei do Samba, que fez parte da trilha de um documentário sobre o legendário sambista dirigido por José Sette.

Duas vezes vencedor do Prêmio BDMG-Instrumental e já comparado a John Coltrane (pelo crítico musical Jose Domingos Raffaelli), Márcio Hallack reforça a sensação, com seu novo trabalho, de que vem há muito merecendo mais espaço no cercadinho da cultura brasileira. Aquelas Canções é um belo disco que não deve faltar na estante, virtual ou física, de quem sabe reconhecer a melhor música que se cria no País.

Preço – R$25,00

Faixas
01 – Album de Fotografia – Márcio Hallack e Luiz Sergio Henriques
02 – Pescador - Márcio Hallack
03 – Aonde Começa o Rio - Márcio Hallack e Gerraux
04 – Velhos Segredos - Márcio Hallack e Ricardo Barroso
05 – O Rei do Samba - Márcio Hallack e Moacyr Luz
06 – Encantado - Márcio Hallack e Murilo Antunes
07 – Viradouro - Márcio Hallack e Murilo Antunes
08 – Não me Olhe Assim - Márcio Hallack e Murilo Antunes
09 – Almas Viscerais - Márcio Hallack e Gerraux
10 – Chão do Tempo - Márcio Hallack e Kadu Mauad
11 – Era uma Vez - Márcio Hallack e Luiz Sergio do Nascimento Henriques
12 – Lua Inquieta - Márcio Hallack e Murilo Antunes
13 – Um Piano, Um Coração - Márcio Hallack e Rodrigo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário