terça-feira, 30 de julho de 2013

Maurício Ribeiro – Trio (2013)

O CD “Trio”, o mais recente trabalho de Maurício Ribeiro, traz o compositor na guitarra sendo acompanhado pelos músicos Pedro “Trigo” Santana (baixo) e Edson Fernando (bateria).

Com inspiração nos jazz dos anos 80, Maurício cita principalmente os guitarristas americanos Pat Metheny e Kevin Eubanks e o conterrâneo Toninho Horta como as principais influências do álbum. As 8 músicas do CD, todas instrumentais e de autoria de Maurício, foram pensadas e compostas para a formação do disco.

“O jazz traz em si a marca da versatilidade, a possibilidade de flertar com qualquer estilo musical. Nos anos 80, este flerte ocorreu bastante com a música pop, e é este momento que me influenciou muito na composição deste CD”, conta Maurício. Não que o álbum seja pop, mas uma das marcas do compositor, impressa em todos os seus trabalhos – da música erudita à popular –, é a capacidade de tornar simples temas complexos, seja nos âmbitos melódico, harmônico ou rítmico. Esta é, sem dúvida – e a exemplo de seu álbum anterior, “Ventania no Cerrado” (2011) –, uma das principais características deste trabalho: temas complexos rítmica e melodicamente, mas que se camuflam de simples, e terminam por povoar a atenção do ouvinte de maneira prazerosamente duradoura.

O CD, que teve a direção musical de Enéias Xavier, traz ainda as participações dos músicos Toninho Horta (violão), Mendi Singh (tablas), Rafael Martini (piano) e Vinícius Augustus (sax). “A honra de poder tocar com estes músicas é indescritível. A presença do Toninho no CD, ele próprio uma influência declarada deste trabalho, só trouxe ainda mais consistência a um trabalho que vinha sendo maturado há algum tempo”. A presença de Rafael em “Da espera, o giro” e de Vinícius em “Biribiri” trouxe ainda para o disco um acréscimo bastante positivo na sonoridade do trio, transformando-o em quarteto. E a instrumentação diferenciada de “Antes da tempestade”, com Maurício e Toninho nos violões, dá um respiro às guitarras e remete à brasilidade do violão, mesclando-o à cultura rítmica trazida da Índia pelo tablista Mendi Singh.

“Trio” é, enfim, um trabalho que se baliza no passado oitentista do autor, mostrando que ainda há espaço para descobertas e novidades dentro da música daquela época; e que, no entanto, não soa velho ou passado, mas sim atemporal.

Preço – R$20,00

Faixas
01 - Artesana sunset
02 - Ontem
03 - Biribiri (com Vinícius Augustus)
04 - Antes da tempestade (com Toninho Horta e Mendi Singh)
05 - Tofu
06 - Mariza
07 - Da espera, o giro (com Rafael Martini)
08 - Balacobaco

Todas as composições de Maurício Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário