domingo, 18 de março de 2012

Paulo Bellinati e Weber Lopes – Virado (2010)

O CD Pode parecer apenas mais um disco de violões, mas VIRADO ultrapassa todas as expectativas do que seria mais um trabalho de música instrumental. Resultado da parceria que Paulo Bellinati e Weber Lopes iniciaram em 2007, quando os dois músicos se reuniram pela primeira vez para uma série de apresentações em Minas Gerais, esse novo CD nos brinda agora com a essência desse encontro.

De lá para cá, entre muitas idas e vindas de Congonhas a Confins, os amigos foram construindo a identidade do duo, afinando seus violões, encontrando caminhos, seguindo suas intuições... Paulo e Weber unem histórias e estilos diferentes para criar uma nova sonoridade. Transitam entre a tradição e a modernidade misturando cores variadas para formar um novo matiz. É o que demonstra o CD VIRADO, esculpido através de composições próprias e parcerias inéditas.

Paulo contribui com sua linguagem urbana, cosmopolita, limpa e provocativa. Weber traz a tradição de Minas tratada e refinada por uma moderna visão harmônico-melódica. O encontro inspirou belas interpretações e novas composições. Prova disso foi a interação dos músicos que gravaram ao vivo todas as faixas, compartilharam arranjos e estrearam a primeira parceira, “Violão Virado”.

Indo além, é só se deixar levar e se emocionar com músicas como A Rede e o Mar, Dança e Coda, Reinado, Carlo's Dance, Flor do Tempo e Bom Partido, entre outras. Natural de São Paulo, Paulo Bellinatti é um dos mais respeitados violonistas brasileiros em todo mundo. Além de uma sólida carreira em palcos internacionais, possui composições executadas e gravadas por violonistas como John Williams, Carlos Barbosa Lima e Duo Assad. Sua peça Jongo, ganhou o 1º prêmio no Festival Internacional de Composição para Violão da Martinica e já conta com mais de 50 gravações.

Vários de seus CDs são referência de qualidade no Brasil e no mundo, entre eles, “The Guitar Works Of Garoto”, sobre a obra de Garoto e "Afro-Sambas", em duo com a cantora Mônica Salmaso. Weber Lopes, nascido em Guanhães - Minas Gerais - é um dos grandes violonistas brasileiros da nova geração. Já trabalhou com músicos como Toninho Horta, Yamandú Costa, Hamilton de Holanda e Nivaldo Ornelas. Já recebeu os prêmios BDMG Instrumental e Pro-música. Seu 1º, Flor do Tempo (1999) foi considerado um dos mais importantes lançamentos do ano. O 2º, MAPA (2005), tem tido uma trajetória de sucesso em palcos nacionais. Weber tem se apresentado em países como Itália, Alemanha, Suíça, Lituânia, Nova Zelândia, França e Finlândia.

O show No show a dupla desfila o repertório do CD através de uma atmosfera de muita cumplicidade. A intimidade com que os dois tratam as belas composições permite que a cada momento elas sejam transformadas e renovadas. A improvisação e o diálogo levam os artistas a leituras novas e surpreendentes. Por fim, Paulo e Weber trazem sabores e aromas variados para temperar um mesmo prato: um “Virado Paulista alla Mineira”, quem sabe. Estão servidos?

Preço – R$30,00

Faixas
01 - Violão Virado – Weber Lopes e Paulo Bellinati
02 - Bom Partido – Paulo Bellinati
03 - Flor do Tempo – Weber Lopes
04 - A Rede e o Mar – Weber Lopes
05 - Carlo´s Dance – Paulo Bellinati
06 - Andaluzia – Weber Lopes
07 - Dança e Coda – Paulo Bellinati
08 - Caminho do Sol – Weber Lopes
09 - Reinado – Weber Lopes
10 - Samba à Trois – Paulo Bellinati

Nenhum comentário:

Postar um comentário