segunda-feira, 19 de março de 2012

Camila de Ávila – B (2011)

CD de estréia da cantora traz releituras de canções pouco conhecidas de importantes compositores da música popular brasileira

Antigamente, quando as músicas eram gravadas em tabletes de plástico denominados Long Plays (LPs), havia os lados A e B. As músicas do A ficavam sempre mais famosas e eram tocadas nas rádios. As do lado B, que tinham qualidades idênticas às do A, na sua maioria, nem se tornavam conhecidas ou eram rapidamente esquecidas. Partiu daí a ideia do cd B, primeiro da carreira da cantora Camila de Ávila.

O CD apresenta as músicas do lado B de importantes compositores do gênero MPB, tais como Vinícius de Moraes, Dorival Caymmi, Caetano Veloso e Chico Buarque de Hollanda, em releituras atuais e arranjos mais dançantes. Neste trabalho, há ainda duas faixas inéditas do jovem compositor mineiro Rodrigo Salvador, que também apresenta grande qualidade e sensibilidade poética e sonora.

A escolha do repertório teve como critério o reconhecimento subjetivo da beleza e representatividade dessas canções, que agradam de forma bem particular à cantora. A direção musical ficou a cargo do produtor e arranjador Jairo de Lara, conhecido por já ter trabalhado com Zizi Possi, Nara Leão, Geraldo Azevedo, Oswaldo Montenegro, Raul Seixas, entre outros.  Juntos, Camila e Jairo, deram nova roupagem às músicas, implicando arranjos mais vibrantes e dançantes a elas. “Quando vi o material, chamou-me a atenção o timbre e o suingue no jeito de cantar dela. Houve uma empatia grande entre nós e sugeri elaborarmos o projeto chamado “Lado B”, com músicas que ela gostava, de compositores famosos, mas que não eram muito conhecidas do grande público”, conta Jairo.

Quem também deu importante contribuição para o primeiro trabalho de Camila foi o maestro do Coral Lírico de Minas Gerais, Marcio Miranda Pontes, com quem teve aulas de canto. “Conheci Camila nos seus tempos de faculdade, quando cantou no coral sob minha regência. Sua musicalidade e animada presença marcaram o grupo. O CD "B" apresenta o primeiro passo solo de uma cantora bem preparada, acompanhada por um grupo fantástico de músicos e dirigida com maestria”, relata o maestro. Para ele, sensibilidade, intuição e fé são as palavras que definem a cantora.

As únicas canções inéditas do CD “B” são de composição do músico mineiro Rodrigo Salvador, que tem formação sólida de música pelo CEFAR e UEMG. Sobre o trabalho de Camila ele diz: “Conheci Camila de Ávila nos passos da dança e neste passado cultivamos uma amizade perene. Participar agora do CD de lançamento dela, foi para mim, um presente gozo de alegria, uma sinfonia de gratidão. Vejo nascer a flor de uma artista com timbre suave, mas que tem a força e a leveza de uma bailarina. Camila de Ávila é uma cantora da "Alma" e tudo o que dela brota é uma verdade a ser ouvida”.

A capa do cd, bem original e inusitada é assinada pela dupla Ângelo Carvalho, responsável pela ilustração e Tiago Azevedo pela diagramação do CD.

Os músicos que participam do álbum são eles: Renato Saldanha (violão nylon, violão aço, bandolin, violão sete cordas, guitarra); Christiano Caldas (teclados); Vagner Faria (baixo elétrico); Edvaldo Ilzo (bateria); Bill Lucas (percussão).

Preço – R$20,00

Faixas
01 – Padroeiro do Brasil – Ary Monteiro e Irany de Oliveira
02 – Eu e Tu – Rodrigo Salvador
03 – Flor da Idade – Chico Buarque
04 – Foguete – Roque Ferreira e J. Velloso
05 – Guararapes – Dorival Caymmi e Paulo César Pinheiro
06 – Marcha da Quarta-Feira de Cinzas – Carlos Lyra e Vinícius de Moraes
07 – Jardineiro D’Alma – Rodrigo Salvador
08 – Lola – Chico Buarque
10 – Napoleão – Luli e Lucina
11 – Noite Severina – Lula Queiroga e Pedro Luís
12 – Os Passistas – Caetano Veloso
13 – Um Dia – Caetano Veloso

Nenhum comentário:

Postar um comentário