domingo, 17 de julho de 2011

Flávio Henrique – Pássaro Pênsil (2008)

“Pense o espaço e o pássaro lá, pênsil, parado no ar. Pense-o pairando, parando pra continuar...”
Às vésperas de completar 40 anos, o compositor Flávio Henrique lança pela Biscoito Fino seu mais importante trabalho autoral, o sétimo da carreira.

Pássaro Pênsil é um CD autoral com 14 canções, a maioria inédita, em que Flávio Henrique, no momento mais maduro e consciente de sua carreira, desfia uma série de parcerias que vão desde a mais jovem revelação da música de Minas, Antônio Loureiro, ao consagrado compositor das Gerais, Milton Nascimento. É um cardápio musical extremamente diversificado: samba, choro, bolero, jazz, clube da esquina, baião, balada, canções diversas e surpreendentes. Como diz o texto de apresentação de Benjamim Taubkin, ao contrário do que acontecia nos anos 70 e 80, nesse trabalho o compositor é quem abre espaço para novas vozes (e também novos compositores) do Brasil. As interpretações de Mariana Nunes, Kadu Vianna, Tatiana Parra, Verônica Ferriani. As Marinas, Machado e De La Riva, evidenciam que Flávio Henrique continua sintonizado e muito perto do que há de melhor na MPB contemporânea.
Neste trabalho Flávio Henrique mostra que ampliou bastante seu leque de parcerias e linguagens.

A música que dá título ao álbum traz letra do poeta Carlos Rennó, parceiro constante de Lenine e João Bosco, que se destacou por fazer interessantes versões de Cole Porter nos anos 90. A presença dos competentes Luiz Tatit, Ná Ozzetti e Celso Viáfora mostra que Flávio Henrique ganhou espaço em terras paulistas , onde vem se destacando desde 2000, ao ser finalista do Prêmio Visa de MPB. De Sampa também veio o belíssimo poema de Mãe, de Flávio e Guile Wisnik, o primogênito de José Miguel Wisnik, principal esteio da canção feita em São Paulo nas últimas décadas.

Flávio Henrique se apresenta como letrista em apenas duas canções: no divertido samba Gato de Armazém e no baião Sangue Seco, esta feita a quatro mãos com o amigo e conterrâneo Murilo Antunes. Outros destaques de Pássaro Pênsil são as canções Amor do céu, Amor do Mar (letra confessional que Milton Nascimento dedica nominalmente à Elis Regina) e Dentro de Mim Mora uns Monstro, parceria com a jovem poeta curitibana Estrela Lemynki.

Com produção artística do próprio Flávio Henrique e de Otávio Bretas, o disco traz sonoridade elaborada, com orquestras escritas por André Mehmari e Wagner Tiso, e belos arranjos de sopro assinados por Renato Goulart e pelo próprio artista em questão. As participações do cantor indiano Madan Gopal e dos músicos Arthur Andrés e Décio Ramos, ambos do Uakti, dão um tempero étnico perfeito para se juntar com a elegância do quarteto formado por Zeca Assumpção (baixo), Tiago Costa (piano) Flávio Henrique (violão) e Linconl Cheib (bateria), que sustentam toda a base harmônica e rítmica do disco.

Pássaro Pênsil traz várias participações especiais, de Zeca Baleiro à Simone Guimarães, de Leila Pinheiro a Lô Borges, de Marina Machado à Ná Ozzetti. Flávio Henrique mostra neste trabalho sua capacidade de encabeçar encontros diversos, parceiros distintos, intérpretes e músicos de gerações distintas.
O belo projeto gráfico de Otávio Bretas feito a partir de desenhos de Mônica Sartori e de um trabalho impecável do jovem fotógrafo Rafael Motta,embalam o disco.

Preço – R$30,00

Faixas
01 - Mãe – Flávio Henrique e Guilherme Wisnik
02 - Choro do fim do Mundo – Flávio Henrique e Zeca Baleiro
03 - VI – Flávio Henrique e Luiz Tatit
04 - Água Marina – Flávio Henrique e Márcio Borges
05 - Iluminuras – Flávio Henrique e Marina Machado
06 - O Pássaro Pênsil – Flávio Henrique e Carlos Rennó
07 - Só o Mar – Flávio Henrique e Tonico Mercador
08 - Sangue Seco – Flávio Henrique e Murilo Antunes
09 - Primeiro Sol – Vitor Santana e Flávio Henrique / Celso Viáfora
10 - Azul de Passagem – Flávio Henrique e Márcio Borges
11 - Amor do Céu, Amor do Mar – Flávio Henrique e Milton Nascimento
12 - Gato de Armazém – Antonio Loureiro e Flávio Henrique
13 - Juliana – Flávio Henrique
14 - Dentro de mim mora um Monstro – Flávio Henrique e Estrela Lemynski

Nenhum comentário:

Postar um comentário