quinta-feira, 28 de abril de 2011

Joaci Ornelas, Chico Lobo, Pereira da Viola, Wilson Dias Bilora e Gustavo Guimarães - Viva Viola (2008)

Projeto Vivaviola - 60 cordas em movimento
Por João Evangelista Rodrigues
Instrumento fundamental na formação da identidade cultural de Minas e do Brasil, a viola caipira continua presente nas manifestações culturais, nas festas religiosas e populares em todo país. Nas palavras do professor Romildo Sant’Anna a viola caipira “é uma das mais relevantes expressões da cultura e da arte radicalmente brasileira”.

A música de viola é uma linguagem expressiva da cultura identitária brasileira. A viola é fruto de uma realidade cultural complexa formada por elementos religiosos, crenças, costumes, permeada por matizes étnicos e históricos. Por isso, o instrumento, em suas diversas formas de uso, contribui para escrever a história da música brasileira.
A música de viola ressurge a partir dos anos 80 no ambiente cultural contemporâneo - após um período de ostracismo - com força e importância no cenário fonográfico. Diferente dos modismos, ela retrata questões relacionadas à tradição com ênfase na expressão de raiz.

Lançado com grande sucesso em outubro de 2008, no Teatro Alterosa, em Belo Horizonte. O projeto reúne os violeiros Bilora, Chico Lobo, Gustavo Guimarães, Joaci Ornelas, Pereira da Viola e Wilson Dias, compositores e intérpretes da autêntica música de viola.

Símbolo do coletivo, do mutirão, este projeto encadeia-se no processo de legitimação da viola caipira como marca da diversidade cultural brasileira. O espetáculo VivaViola é, de certa forma, uma referência aos sertões de minas, através de canções que refletem as vivências afetivo-sensorial deste grupo de cantadores comprometidos com a realidade social e os valores da cultura brasileira.

O “VivaViola” apresenta o universo da viola caipira em vista a sua importância e seu ressurgimento como expressão artístico-cultural. Revigora a existência de uma coletividade em torno da tradição, no âmbito da música mineira e brasileira.

Os artistas, cada qual com suas particularidades e estilos, naturais de diferentes lugares de Minas, apresentam músicas que retratam as influências dos lugares de onde vieram, em genuínas formas de expressão, como modas, batuques e toadas.

Preço – R$25,00

Faixas
01- Folia de chegada - Dom. público
02- A voz do rio - Gustavo Guimarães
03- Toada do amor -  Bilora
04- Pois sim pois não - Pereira da Viola / João Evangelista Rodrigues
05- Canção de Siruiz - Wilson Dias (Dom. público registrado por  Guimarães Rosa em Grande Sertão Veredas)
06- Boi de Santana - Gustavo Guimarães
07- Coqueiro vai - Dom. público - adaptação: Josino Medina
08- Catira - Chico Lobo
09- Brasil festeiro -  Wilson Dias / João Evangelista Rodrigues
10- Calango na cidade - Bilora
11- Moda de violeiro - Joaci Ornelas / João Evangelista Rodrigues
12- No braço dessa viola -  Chico Lobo
13- Menina flor - Pereira da Viola / Josino Medina
14- Batuque de despedida/Té logo meus companheiros - Dom. público

Nenhum comentário:

Postar um comentário