sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Renato Ribas (2015)

Com um repertório repleto de grandes compositores, como José Miguel Wisnik, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Chico César, além dos conterrâneos Sérgio Pererê e Ana Cristina, o cantor mineiro Renato Ribas lança seu primeiro CD, batizado com seu nome, o disco tem direção musical, arranjos e produção musical assinados por Rogério Delayon e conta com a participação de músicos como Felipe Continentino, Frederico Heliodoro, Tatá Sympa e Xande Tamietti e Jorge  Elder.

“A ideia de gravar um CD surgiu há quatro anos, logo após realizar meu último show, Filhos do Atlântico. O Rogério Delayon foi assisti-lo e me procurou dizendo que eu deveria gravar um disco. Apesar de eu estudar canto há 12 anos, não achava que estava pronto... Mas, a partir da conversa com o Delayon, amadureci a ideia, topei o desafio e o convidei para produzir o CD”, explica Renato Ribas.

Para o show de lançamento, Renato Ribas subiu ao palco acompanhado dos músicos Arthur Rezende (Bateria), Sérgio Rabello (Baixo Elétrico, Acústico e Cello), Renato Savassi (Flauta, Sax e Violão de Aço), Jelber Oliveira (Teclado e Acordeon) e Rogério Delayon (Guitarras), com participação especial de Regina Milagres e Luciana Vieira como backing vocals.

O repertório reúne canções do disco, como Pérolas aos poucos (José Miguel Wisnik e Paulo Neves), Boca da noite (Ceumar, Chico César e Tatá Fernandes), Mãe (Caetano Veloso), Cigarra (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos), Insustentável (Sérgio Pererê) e O que me completa (Ana Cristina), e outras, como Chuva no mar (Arnaldo Antunes)e Momento Zero (José Miguel Wisnik).

O disco
Renato revela que as 11 faixas que compõem o CD foram selecionadas, num primeiro momento, aleatoriamente, a partir de músicas que ele sempre gostou de ouvir e de outras que buscou através de pesquisas. “Mas depois, com o repertório pronto, percebi que todas tinham uma conexão íntima, de momentos que eu vivi, de coisas que senti , de como eu sou e que fazem parte de mim. Porque pra mim, uma música precisa ter algo a dizer. E agora, com o trabalho pronto, acredito que o repertório foi construído partindo desse princípio”, relata.

As canções presentes no disco são: Poema da batalha (Gabriela Corrêa e Thiago Corrêa), Boca da Noite(Ceumar, Chico César e Tatá Fernandes), ), Insustentável(Sérgio Pererê), O que me completa (Ana Cristina), Pérolas aos poucos (José Miguel Wisnik e Paulo Neves), Beleza (Luisa Maita e Rodrigo Campos), Mãe (Caetano Veloso), Cigarra (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos), Seu (Mayra Andrade), Sinal dos Tempos (Antônio Villeroy e Bebeto Alves) e Umbigo (Chico César e Arnaldo Black).

Sobre Renato Ribas  
A música está presente na vida de Renato desde a infância, como ele mesmo conta:
“Eu me lembro, quando criança, minha mãe colocava um gravador pra eu cantar. Eu decorava músicas em inglês, português e cantava. O tal gravador, que foi presente da minha avó, era inseparável, eu devia ter uns seis anos”. Nascido em Belo Horizonte, foi ainda pequeno viver em Sete Lagoas, onde morou até os 14 anos. Voltou para BH onde morou até os 21 anos, quando partiu para estudar medicina em Vitória-ES.

Renato sempre gostou de música popular brasileira e rock. É perceptível a influência desses dois gêneros na escolha do repertório e também no modo como o cantor constrói suas interpretações, conseguindo fundir, sem conflito,certa “doçura” e também “aspereza”. Essa mistura está no timbre da voz, por vezes “rasgado”, como de um roqueiro, e também no modo como inflexiona – com clareza – as palavras em seu canto. Esse domínio vem não só de seu talento, mas também de sua exigência e disciplina. Renato é médico e estuda canto há 12 anos, tendo iniciado os estudos na Babaya Escola de Canto, onde permaneceu por seis anos. Atualmente estuda com a professora e preparadora vocal Regina Milagres.

Preço – R$25,00

Faixas:

01 – Poema da Bataha – Gabriela Corrêa  Thiago Corrêa
02 – Boca da Noite – Ceumar, Chico César e Tatá Fernandes
03 – Insustentável – Sérgio Pererê
05 – Pérolas Aos Poucos – José Miguel Wisnik e Paulo Neves
06 – Beleza – Luisa Maita e Rodrigo Campos
07 – Mãe – Caetano Veloso
08 – Cigarra – Milton Nascimento e Ronaldo Bastos
09 – Seu – Mayra Andrade
10 – Sinal dos Tempos – Antônio Villeroy e Bebeto Alves
11 – Umbigo – Chico César e Arnaldo Black

Nenhum comentário:

Postar um comentário