sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Marina Gomes – O Samba é Meu Guia (2015)

A primeira sensação provocada pela presença de Marina Gomes no palco é a surpresa. Ninguém imagina que brote daquela mulher pequena de aparência delicada, uma voz tão poderosa, de emoção densa, que domina e transforma com naturalidade o samba, seu balanço e suas divisões.

O interesse, o envolvimento da cantora com a música, levaram‐na às rodas de samba nas periferias da capital mineira, onde um novo universo de possibilidades musicais se revelou para a cantora. A vivência nos guetos do samba, nas rodas, influenciou seu trabalho. “A roda tem a ver com o improviso, o samba orgânico, sem repertório definido, mas amplo. É ambiente de troca, um processo vivo que trago em minha música”, define.

Da relação com os compositores formou um diversificado repertório, que é delineado pela versatilidade. Marina passeia pelo universo do samba brasileiro; samba de quadra, partido alto e samba canção; entrelaçados a afoxés, samba de roda e nomes como Zeca Pagodinho, Cartola, Clara Nunes, Beth Carvalho, Arlindo Cruz entre outros.

É original, não porque inventou um novo jeito de fazer samba, mas por deixar claro de onde vem, com quais referências musicais dialoga e revela o samba, como condição de sua vida. “O samba é meu guia, minha brincadeira, tem a ver com espiritualidade, meu amuleto”, define Marina Gomes.
Marina Gomes é uma das representantes do samba mineiro. Traz consigo o terreno pouco explorado dessa cena musical, investindo em canções inéditas de jovens compositores, ou pouco conhecidos. A cantora inicia a pré‐produção do seu primeiro disco, denominado “O Samba É Meu Guia”, produzido de forma independente.

Preço – R$25,00

Faixas:
01 – Meu Protetor – Pirulito da Vila e Márcio Nagô
02 – O Samba é Meu Guia – Dé Lucas e Heleno Augusto
03 – Guerreiros de Olodumaré – Toninho Geraes e Toninho Nascimento
04 – Pra Quem Sabe Amar – Marina Gomes e Thito França
06 – Nos Braços de Deus – Fábio Martins e Marina Gomes
08 – Canto de Fé – Dé Lucas e Marina Gomes
09 – Ai Ioiô (Linda Flor Yaya) – Henrique Vogeler, Cândido Costa, Luiz Peixoto e Marques Porto
10 – Coração Valente – Bruno Vidal e Gabriel Goulart
11 – Brasis – Moacyr Luz e Roberto Dido (?)
12 – Sonho Balão – Luiz Carlos da Vila e Cabral
13 – Cantiga da Despedida – Denti (?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário