terça-feira, 23 de junho de 2015

Falcatrua - Pequenas Porções de Espaço (2015)

O fliperama do novo milênio do FALCATRUA está revisto e ampliado para fazer divertir e pensar o novo velho Brasil. “Pequenas Porções de Espaço”, quinto disco da banda mineira que melhor sabe arquitetar a convivência de muitas artes em favor da diversão e da poesia, soa como uma série de flashes precisos disparados em direções e destinos variados.

“O "conceito" artístico do disco é baseado no universo lúdico dos parques de diversões”, esclarece o baixista e tecladista Danilo Guimarães, que criou a expressão depois de um sonho. “Um lugar comum, onde é possível desfrutar de diversas sensações no mesmo ambiente: PEQUENAS PORÇÕES DE ESPAÇO.”

Com dez faixas e produção do bamba Chico Neves, também responsável por alguns teclados, o disco conta com preciosas ajudas dos amigos Tom Zé, Pedro Morais, Érika Machado, Marina Machado e Júlia Branco e funciona como um game em que cada etapa conduz o ouvinte a um tema diferente.

Único autor presente em todas as músicas, o vocalista e performer André Miglio crava com precisão as intenções: “O disco promove o encontro das diferentes facetas da banda incluindo humor, rock, gentileza, balada, realidade e amor com a clara intenção de provocar a saída da inércia mental, corporal e emocional”.

A banda, que admite estar com a formação que tem melhor desempenho no palco, se completa com o guitarrista Fracesco Napoli e o baterista Fred Corrêa. E não escapa da proposta original, de ultrapassar  limites que separam a música da dança, do circo, da performance, do teatro, do vídeo e da poesia. Artes plenamente integradas a partir de uma base rock´n´roll que inclui  MPB,folk, influências do soul de Tim Maia (que recriaram com felicidade no terceiro disco, “Vou Com Gás”),psicodelias musicais e marchinhas de carnaval.

Com temas sintonizados com seu tempo, com brechas e espaços para improvisos, as dez faixas de “Pequenas Porções de Espaço” garante diversão sem abrir mão de rigor formal e a atitude de vigilância e irreverência que permitem incluir o FALCATRUA na lista dos grupos mais originais da atual música brasileira.

Preço – R$20,00

Faixas:
01 – Consciência – André Miglio e Adriano Miglio Porto
02 – Maravilha - André Miglio
03 - Pequenas Porções de Espaço - André Miglio, Danilo Guimarães e Francesco Napoli
04 – Pinóquio - André Miglio e Danilo Guimarães
05 – Olho no Olho - André Miglio, Danilo Guimarães, Francesco Napoli e Frederico Correia
06 – Brasil - André Miglio e Danilo Guimarães
07 – Realidade - André Miglio
08 – Etérea - André Miglio
09 – Bussunda - André Miglio
10 – Namorá Casá - André Miglio

2 comentários: