quinta-feira, 25 de junho de 2015

Thiago Delegado – Viamundo (2015)

Acompanhado por André Limão Queiroz (bateria), Aloízio Horta (baixo), Sérgio Danilo (flauta) e Christiano Caldas (teclado) – que são a base do disco de estúdio, Thiago (violão 7 cordas) celebra a produção e diversidade de ambientes pelos quais transita. Ele assina todas as faixas e deixa espaço para as parcerias que incluem letristas.

O diálogo entre a canção e o instrumental é representado em quatro faixas. "Malandrote", parceria com o carioca Edu Krieger e Aloízio Horta, traz, nos vocais, Aline Calixto, cantora que ele acompanha e dirige há cinco anos. Também da escola do samba, a paulistana Fabiana Cozza dá voz à "Quantos mais".

Companheiro por anos no projeto Samba da Madrugada, Fernando Bento canta em “Terreiro do Brasil”. A romântica "Se acontecer" repete a dobradinha com Krieger e apresenta dupla de peso: Leila Pinheiro e Roberto Menescal. Incluir dois ídolos de adolescência de Thiago num trabalho que celebra encontros pareceu natural. Com Leila, fez turnê voz e violão em 2014, e com Menescal já dividiu o palco em 2013. Quem dá nome ao disco é a segunda faixa. Ela nasceu de uma encomenda recebida: a vinheta de abertura de um programa de rádio.

A música desde então faz parte do repertório do violonista, mas recebe gravação pela primeira vez. “Viamundo representa a vontade de ganhar o mundo com meu trabalho e também às influências de toda parte que recebo", afirma Thiago. Ao todo, são 12 temas, entre canções e instrumentais. O artista não se prendeu a rótulos e assim demonstra em Viamundo todas as facetas de sua trajetória: a de músico acompanhante, compositor, arranjador e solista.Delegado está bem acompanhado neste trabalho, considerado por ele um CD bem acabado, já que foi experimentado antes de ser gravado.
Exemplo disso é a composição premiada pelo Prêmio BDMG Instrumental em 2011, “Caricas Total”, que só agora ganha registro. Thiago fez questão de incluir os instrumentistas Frederico Heliodoro, Pedro Trigo e Rafael Martini no disco. “São músicos que estão entre os mais criativos e produtivos da cena contemporânea de Minas”, ressalta.

Martini assina o arranjo da única regravação, “Saudades do Joninhas", que está presente no segundo álbum do violonista e volta agora numa gravação que conta com a banda base do saudoso Mestre Jonas (músico falecido precocemente em 2011).O choro também faz parte da trajetória do artista e é contemplado na homenagem ao violonista de 92 anos, Mozart Secundino. No tema em que homenageia o chorão mais tradicional da cidade em atividade, Delegado reuniu Marcos Frederico (bandolim), Warley Henrique (cavaquinho) e Ricardo Acácio (pandeiro), ou seja, a turma referência do gênero na cidade."Clube do Pagode da Esquina nº1" é uma referência clara a um dos movimentos musicais mais importantes do país.

O título meio irreverente brinca com a ideia de novos diálogos que estão surgindo pelas esquinas da cidade e revigorando a produção local, a qual Thiago Delegado está totalmente inserido, mas, com os olhos para o mundo.

Preço – R$25,00

Faixas:
01 – Cansei de ser Enganado – Thiago Delegado
02 – Viamundo - Thiago Delegado
03 – Sarau pro Sr. Mozart - Thiago Delegado
04 – Malandrote - Thiago Delegado e Edu Krieger
05 – Se Acontecer - Thiago Delegado, Aloízio Horta e Edu Krieger
06 – A Camisa do Donato - Thiago Delegado
07 – Clube do Pagode da Esquina n 1 - Thiago Delegado e Aloízio Horta
08 – Deleodoro - Thiago Delegado e Frederico Heliodoro
09 – Caricas Total - Thiago Delegado
10 – Quanto Mais - Thiago Delegado e Ricardo Nazar
11 – Terreiro do Brasil - Thiago Delegado e Murilo Antunes
12 – Saudades do Joninhas - Thiago Delegado

Nenhum comentário:

Postar um comentário