quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Tulio Araujo – East (2014)

Intitulado “East”, o CD propõe ao ouvinte uma viagem ao leste do mundo, observando seus sons e suas diferenças. Além da viagem para o “East”, assistir este artista ao vivo é uma experiência marcante para o amante da música. A direção musical do álbum ficou a cargo de Felipe Vilas Boas, produção de Deangelo Silva. O disco contou com as participações do baixista Enéas Xavier, Quarteto de Cordas da Sinfônica de Minas Gerais.

O disco tem nove faixas compostas por Felipe Vilas Boas, Deangelo Silva, Tiago Araújo, Marcos Danilo e Túlio Araújo. As faixas Luciane e Minas ganhou a voz de Dani Gurgel. Túlio afirma que o disco é “uma viagem de ida e volta. Uma ida com uma bagagem e uma volta com outra, não necessariamente maior nem melhor, apenas diferente”.

O disco “East” é o segundo trabalho de Túlio Araújo. O primeiro disco, intitulado Manguêra, foi lançado em 2012 e lhe rendeu muitos resultados positivos, com destaque para a indicação ao Prêmio da Música Brasileira e alguns shows em Nova Iorque, ambos em 2013. Agora Túlio apresenta uma sonoridade muito diferente. “Tenho até medo dos amigos e fãs do Manguêra, porque são concepções muito distintas. O Manguêra foi um CD muito visceral, muito ‘na tora’, entramos no estúdio e escolhemos as melhores que tocávamos, além de pegar composições de alguns parceiros. Já em ‘East’, a coisa foi muito bem trabalhada. Tivemos três meses só de ensaio, Deangelo Silva, Felipe Vilas Boas e eu”, conta.

“East” é inspirado e influenciado pela atual sonoridade oriental. Depois de assistir ao show do pianista israelense Shai Maestro, Túlio ‘descobriu’ um novo caminho do som. “Eu relutei em ir ao show do Shai Maestro, porque ia assistir a outro show no mesmo horário. Fui com um amigo e sentei numa cadeira no corredor, pra ouvir só a primeira música e sair correndo pro outro show. Do jeito que eu fiquei sentado permaneci, parecia que eu tinha tomado uma surra de música, sabe? Tudo era absurdamente complexo pro meu entendimento, mas estranhamente, eu sentia que se eu pegasse o pandeiro e começasse a tocar, conseguiria,” afirma. A partir daí, Túlio começou a estudar a sonoridade oriental e os nomes do jazz dessa região.

Preço – R$25,00

Faixas:
01 – Trovoada – Felipe Vilas Boas
02 – Nilo - Felipe Vilas Boas
03 – Desert Run - Felipe Vilas Boas
04 – Atlantida - Felipe Vilas Boas
05 – Jerusalém - Felipe Vilas Boas
06 – Viena – Deangelo Silva
07 – Istanbul - Felipe Vilas Boas
08 – Minas – Tiago Araujo
09 – Luciane – Tulio Araujo e Marcos Danilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário