terça-feira, 25 de setembro de 2012

Humberto Junqueira - Latina Levada (2012)

Da mistura entre a imparidade rítmica africana e a racionalidade harmônica européia surgiu enorme variedade de formas, gêneros e ritmos que compõem uma das hibridações culturais mais bem sucedidas do mundo contemporâneo: a música popular da América Latina.

Parte dessa riqueza é traduzida por aquilo que os músicos atuais chamam de “levadas”, ou seja, aqueles padrões rítmicos característicos, aquele modo particular de conduzir o acompanhamento, aquela distribuição peculiar dos acentos que determina um jeito, um sotaque.

Ao inverter a expressão “levada latina” para “latina levada”, Humberto Junqueira e seus convidados fazem emergir outros sentidos: desviam a atenção do ouvinte para a brejeirice, a sensualidade, a desobediência e a malícia da maioria das mulheres nascidas no pedaço de terra entre o México e a Patagônia

Mas há um terceiro sentido para o termo “levada”, que revela ainda outra possibilidade de leitura (ou escuta) do disco: o sentido de desvio que se faz na água de um rio, “para regar ou mover algum engenho” (Aurélio).

Nesses rios desviados, emergem surpresas. O tango vira choro, o choro vira tango, vira rumba, valsa, salsa, samba, vira bossa. É assim que a levada latina vira latina levada, porque é igualmente afeita ao intercurso, é aberta à fusão, é predisposta ao hibridismo e à mestiçagem.
*por GUILHERME PAOLIELLO

Preço – R$25,00

Faixas
01 – Latina Levada (Humberto Junqueira)
02 – Bordel 1900 (Astor Piazzolla)
03 – Quase Dia (Humberto Junqueira e Marcelo Chiaretti)
04 – Turbilhão de Beijos (Ernesto Nazareth)
05 – Firma o Pelo (Humberto Junqueira)
06 – Tristezas de um Violão (Choro Triste nº 1) (Garoto)
07 – Brasiliana nº13 – 1º movimento: Samba Bossa- Nova (Radamés Gnatalli)
08 – Danza Caracteristica (Leo Brouwer)
09 – Isabela (Humberto Junqueira)
10 – Provei (Noel Rosa e Vadico)
11 – Ai, Maria (Humberto Junqueira e Vinícius Carvalho)
12 – Xapanã (Sérgio Pererê)

Nenhum comentário:

Postar um comentário