sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Chico Amaral – Província (2012)

Cristalino, o registro do solo do saxofonista belo-horizontino Chico Amaral na linda balada 12 de outubro, de Nivaldo Ornelas, revela mais que a perícia do improvisador. É nítido seu talento para conferir sentimento às notas, sopradas como se o músico estivesse ao lado do ouvinte, em timbre cheio de calor. A composição é uma das nove que compõem o repertório de seu segundo disco solo, Província, no qual o músico contempla exclusivamente peças de autores ligados à música mineira.

“Todas as músicas foram praticamente gravadas ao vivo em estúdio. Tocamos tudo juntos. Para música instrumental, é perfeito. A gente sempre ouve e almeja essa sonoridade. Inclusive, tenho tocado melhor assim, ao vivo. Fica mais intenso”, observa Chico Amaral. A propósito, ele conta ter tentado gravar tudo sem fone de ouvido, na tentativa de aproximar ainda mais o ambiente de gravação da atmosfera de suas apresentações.

“Não conseguimos, pois é preciso uma sala pensada para isso. Miles Davis e Gil Evans fizeram assim, mas com muitos takes e a gravadora Columbia bancando tudo”, justifica. Mesmo assim, ele e a banda (com a qual toca desde 2000) conseguiram imprimir textura de música ao vivo ao novo disco. Como resultado, obteve som mais espontâneo e menos “premeditado” que em Singular, seu álbum anterior, focado em composições e arranjos.

“Singular tem algo quase pop na concepção e colagem de arranjos, com a gravação de uma camada de cada vez. Esse novo disco é mais orgânico, com a base saindo pronta e junta. Ainda assim, me deu trabalho”, diz. Acompanhado por Magno Alexandre (guitarra), Ricardo Fiúza (teclados), Enéias Xavier (baixo) e André “Limão” Queiroz (bateria), Chico tocou flauta, piano e saxofones tenor, alto e soprano. Gravou as composições entre agosto e novembro do ano passado em três estúdios da capital mineira.

Preço – R$25,00

Faixas:
01 – Canoa, Canoa – Nelson Ângelo e Fernando Brant
02 – Estação 104 – Chico Amaral e Eneias Xavier
03 – 12 de Outubro – Nivaldo Ornelas
04 – From The Lonely Afternoons – Milton Nascimento e Márcio Borges
05 – Moça de Fino Trato – Túlio Mourão
06 – Bolero de Ana – Tavinho Moura
07 – Samblues – Juarez Moreira
08 – Pedra da Lua – Toninho Horta e Cacaso
09 – Nem Nada – Beto Lopes e Murilo Antunes    

Nenhum comentário:

Postar um comentário