terça-feira, 23 de abril de 2013

Renato Caetano – Que Viola é Essa? (2010)

A mistura de estilos é o que pretende o violeiro e professor de viola de 10 cordas Renato Caetano. Descendente de família com tradições caipiras aprendeu a tocar violão com seu tio aos nove anos de idade e, durante seu aprendizado musical, conheceu vários estilos, dentre eles o Regional, o Popular, Rock, Jazz e Blues. Tornou-se um guitarrista de rock e blues, mas em 1998 conheceu o instrumento que viria a marcar de forma definitiva sua carreira musical, fazendo pulsar a tradição familiar: a Viola Caipira.

Sua carreira de violeiro se iniciou em 1999, com o Trio Verso e Viola, onde tocava semanalmente no Restaurante Rancho Fundo. De 2000 a 2002 participou como ator e violeiro do Grupo de contação de Histórias “Conta e Encanta”, com quem se apresentou na sala Juvenal Dias, além de vários outros locais como o Festival de cultura do Colégio São Francisco de Assis.

Atualmente acompanhado por uma banda, a fusão de estilos conseguiu finalmente fincar âncora em seu novo show “Que Viola é essa”, no qual apresenta releituras de clássicos caipiras e de canções do, assim chamado, Rock Rural, tentando fazer uma união entre esses dois universos, além de apresentar canções de sua própria autoria. Essa nova roupagem já está dando frutos, pois em 2008 foi convidado a fazer três apresentações na terra-mãe da viola de 10 cordas: Portugal. Com a presença na platéia do Embaixador do Brasil em Portugal, Renato Caetano se apresentou na cidade de Lisboa, em eventos da SETUR-MG, e obteve uma ótima acolhida.

Outro fruto dessa estrada é o primeiro CD que também se intitula “Que Viola é essa?”. Nele, as influências do blues e do rock fincam raízes, juntamente com as dos violeiros Tião Carreiro e Almir Satter e de ícones do folk brasileiro, como Zé Rodrix e Renato Teixeira. O clássico e o moderno, o tradicional e o inusitado se encontram e se complementam na estrada violeira de Renato Caetano.

Preço – R$20,00

Faixas
01 – Caboclinho Bão – Renato Caetano
02 – Tao - Renato Caetano
03 – Caminhada - Renato Caetano
04 – Lagoa do Guarda-Mor - Renato Caetano
05 – Menininha – Edson Moraes e Tata Sympa
06 – 1001 - Renato Caetano
07 – Chora Viola – Tião Carreiro e Lourival dos Santos
08 – Riachinho - Renato Caetano
09 – O Pacto – Renato Caetano
10 – Ao Léo - Renato Caetano
11 – Sina de Violeiro - Renato Caetano e Adilson Raposo Junior
Faixa Bonus – Caçada no Barreiro – Zezinho de Zé Bejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário