segunda-feira, 25 de junho de 2018

Beth Avelar – Pulsação (2018)

Beth Avelar, compositora e intérprete, é mineira de Belo Horizonte. Já nos tempos de colégio demonstrou sua tendência artística, tendo participado de festivais de música com composições próprias, tocando e cantando. Fez o curso de Comunicação Social na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. Em 1979, participou da montagem da peça teatral Saltimbancos, no papel da Gata. O espetáculo foi apresentado em várias cidades do interior do Estado. Depois de concluir a faculdade, em 1980 mudou-se para São Paulo.

Nesse mesmo ano conheceu o publicitário Marcus Pereira, responsável por criar um selo musical que divulgava as canções regionais do país. Marcus trabalhou na elaboração de um LP com canções mineiras interpretado por Beth. O disco chegou a ser todo gravado, mas não foi concluído devido ao falecimento do publicitário. Durante muitos anos a cantora ficou afastada do meio artístico, dedicando-se a outras atividades. Retornou à música só em 2011, ao apresentar-se na Livraria Arjuna tocando e cantando sambas, bossa nova e blues.

Em 2012, gravou um EP produzido por Diogo Cardoso também com o mesmo repertório, que foi lançado no bar Café Paon, em 2013. Nesse ano, tocou com a mesma banda do EP no bar All Of Jazz. Em 2014, apresentou-se no Bar e Restaurante Vitae, em Barcelona. Em 2015, conheceu o compositor, intérprete e produtor Paulo Barroso, que a incentivou a gravar um CD de canções inéditas, incluindo composições da própria cantora, além de algumas releituras. Da afinidade entre os dois surgiram quatro parcerias que foram incluídas no projeto.

Nasceu assim, em 2016, o repertório do CD Pulsação, que contém, além das parcerias com Barroso, que também produziu o disco, três canções da própria compositora, uma em parceria com Paulo Costta - compositor baiano radicado em Paris -, uma da dupla Lê Dantas e Cordeiro, uma de Conrado Pera e Arnaldo Afonso, e quatro releituras: Simplesmente, de Paulinho Nogueira; Anabela, de Mário Gil e Paulo César Pinheiro; Cruzada, de Tavinho Moura e Márcio Borges e, finalmente, Passageiro, de Roberto Riberti.

Preço – R$28,00

Faixas:
01 – Ton Sur Ton – Paulo Barroso e Beth Avelar
02 – Foste Tu – Lê Dantas e Cordeiro
03 – Sambinha em Si - Paulo Barroso e Beth Avelar
04 – Anabela – Mário Gil e Paulo Cesar Pinheiro
05 – Pulsação - Paulo Barroso e Beth Avelar
06 – Simplesmente – Paulinho Nogueira
07 – Receita de Bolo - Paulo Barroso e Beth Avelar
08 – Cruzada – Tavinho Moura e Márcio Borges
09 – Questão de Sentimento – Beth Avelar
10 – Passageiro – Roberto Riberti
11 – Valsa Nova - Paulo Barroso e Beth Avelar
12 – Além da Lenda – Conrado Pera e Arnaldo Afonso
13 – Beagá – Beth Avelar

Nenhum comentário:

Postar um comentário