terça-feira, 8 de maio de 2018

Thiago Delegado – Sambetes Vol.1 (2018)

Violonista, compositor e arranjador mineiro lança o seu mais recente disco intitulado “Thiago Delegado: Sambetes Vol. 1” que reúne além de Thiago, os músicos Aloízio Horta (baixo), Christiano Caldas (teclados e hammond) e André Limão Queiroz (percussão) que o acompanharão também no palco. O álbum conta com oito faixas compostas em homenagem a Roberto Menescal, um dos criadores da Bossa Nova. O estilo das músicas do disco é o samba dos anos 1950/ 1960.

O disco foi gravado em São João del-Rei, na região do Campo das Vertentes, no único estúdio do estado com tecnologia totalmente analógica. A escolha não foi só técnica, mas de alma. Sambetes Vol.1 é um disco que dá sequência a uma linha de música instrumental sofisticada que vem de antes da bossa nova, sofre influência do som feito nas pequenas boates do Beco das Garrafas, no Rio de Janeiro, e depois se mistura com o jazz e outras influências. Pré-bossa, bossa e pós-bossa. Se o samba é a tristeza que balança, como definiu Vinicius de Moraes, nos sambetes ela balança ainda mais. O bolachão é uma consequência natural dessa história.

As composições trazem a marca de sua gênese notívaga. São temas que Thiago Delegado apresentou aos amigos e que foram testados na mais exigente pista de provas da música, a noite. Com estrutura aparentemente simples, com temas cantantes, diretos, cheios de suingue, trabalhados pelos instrumentistas em improvisos criativos, os sambetes resgatam uma felicidade que anda rara no campo da música. O prazer de ouvir e tocar parece ser o mesmo. Enquanto os músicos se divertem, o público incorpora uma dose a mais de alegria com a música. Sambetes Vol.1 não é disco para guardar, é desses que vão esquentar o prato - ou as plataformas -, rodando sem parar.


Preço – CD / R$28,00 – LP / R$90,00

Faixas:
01 – Sambete de Menexca
02 – Sambete da Malu
03 – Maguá no Pagode
04 – Sambete Preguiçoso
05 – Afrosambete
06 – Sambete Americano
07 – Garoto Matheus
08 – Sambete n. 2

Todas as músicas de Thiago Delegado exceto Afrosambete com Aloízio Horta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário