segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Gustavo Guimarães – Canções de São Francisco (2015)

Canções de São Francisco foi produzido com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e realça um Francisco ecumênico, universal, intimamente ligado aos animais, solidário, dedicado ao próximo. “São valores essenciais à nossa cultura moderna”, destacou Gustavo Guimarães, que já lançou o disco, um primoroso trabalho que logo de saída, à primeira faixa, instrumental, acompanhada por flautas e percussão nativos de sonoridade oriental, dão a sensação de que o ouvinte precisa se descalçar, pois adentrará em ambiente de contemplação, de recolhimento, de meditação, e de devoção, práticas tão relegadas hoje em dia; depois, ao longo das faixas, sucede-se delicada combinação de instrumentos de sopro, inclusive andinos, violoncelo, viola caipira, violão, bandolim e até moringa mesclados ao canto de pássaros e ao murmurar de uma aprazível chuva, que pode ser percebida, ainda, como o correr tranquilo de um regato.

(A experimentação sonora, com instrumentos como a viola caipira, flauta nativa e dolak, trouxe também um resultado diferente e melodioso ao trabalho. E o time envolvido na confecção do álbum explica a riqueza sonora das Canções de São Francisco: Wilson Dias (direção) André Siqueira (arranjos), Joaci Ornelas (projeto gráfico) e participação dos músicos Sérgio Rabello (violoncelo), Marcelo Teixeira (gaita), Helder Araújo (citar), Rodrigo Salvador (rabeca), Pedro Gomes (baixo) e Gladson Braga [percussão]).

Gustavo Guimarães vive rodeado por imagens de São Francisco, portanto, era natural que se sentisse atraído pela história do santo e também que essa história o inspirasse, destaca o texto de apresentação do álbum. Como forma de materializar essa filosofia, o violeiro destinou metade da tiragem à comunidade Toca de Assis, que poderá comercializar os discos e empregar os recursos em obras assistenciais.

Preço – R$25,00

Faixas:
01 – Ser
02 – Dança Medieval
03 – Menestrel de Assis
04 – As Mesmas Razões
05 – Este é O Caminho
06 – Em Todas as Coisas
07 – Clara
08 – Sei Aonde Estou
09 – Folia de São Francisco
10 – O Canto da Natureza
11 – Tudo Ao Meu Redor
12 – Irmã Adorada
13 – Mística
14 – O Lobo

Todas as composições de Gustavo Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário