terça-feira, 15 de abril de 2014

Lucas Jório - Incerto (2013)

Lucas Jório toca violão popular desde os 12 anos de idade. Foi neste instrumento que ele compôs as 10 canções do seu álbum de estreia, "Incerto". Seu método de composição é o seguinte: primeiro as harmonias são elaboradas no violão, em seguida as melodias vão sendo extraídas das harmonias e por fim as letras são encaixadas nas melodias. Lucas Jório acredita que suas canções são bem sucedidas na medida em que buscam ao mesmo tempo agradar e surpreender o ouvinte, e por isso suas composições trazem caminhos harmônicos e melódicos simples, mas com ritmos e entonações próprios. A composição das letras tem como critério a utilização de palavras e expressões coloquiais, que comuniquem de forma clara uma situação ou estado de espírito.

As 10 canções do álbum “Incerto” foram gravadas no Estúdio Elétrico, em Belo Horizonte, entre 2011 e 2012. O álbum foi produzido e arranjado em parceria com o músico Marcelinho Guerra. A arte foi elaborada por Lucas e por Cassiano Rabelo.

O título do álbum já estava definido, “Incerto”, e a capa deveria trazer uma imagem que remetesse a “incerteza”. Lucas gosta de gatos e reconhece que ele é um animal “incerto”, próximo mas ao mesmo tempo distante de nós, doméstico mas mais selvagem do que os cães. E estar em cima do muro também remete a incerteza. O trabalho do encarte também remete a essa ideia.

As referências musicais de Lucas Jório são variadas dentro da produção nacional e internacional desde os anos 1960. Da música brasileira destaco Gilberto Gil, Beto Guedes, Lô Borges, Milton Nascimento, Belchior, Ivan Lins, Roberto Carlos, Raul Seixas, e outros. As bandas dos anos 1980 em diante, principalmente Paralamas do Sucesso, Titãs, Legião Urbana. Mais recentes, Marisa Monte, Seu Jorge, Criolo.

Tenho também referências internacionais importantes desde as bandas dos anos 1960, Beatles (juntos e separados), Pink Floyd, sempre gostei muito do Queen, do Paul Simon, e dos artistas pop também, Michael Jackson, George Michael, e as bandas de 1980 pra cá, U2, Radiohead, Strokes, Travis, Maroon 5, e outros. Ultimamente ando mais ligado aos sons africanos e curtinho uma cantora de Cabo Verde chamada Mayra Andrade.

Preço – R$20,00

Faixas:
01 - Incerto
02 - Até Mais
03 - Feliz da Vida
04 - Insônia
05 - Tem Que Ter
06 - Minha Vez
07 - Logo Depois
08 - Brincadeira
09 - Mesmo Assim
10 - Nunca Quis

Todas as músicas por Lucas Jório 

Nenhum comentário:

Postar um comentário