quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Luiz Salgado – Navegantes (2012)

Dentre os nomes de Luiz Salgado, o que mais gosto é Xibiu. É quando ele se veste de palhaço e mágico. É quando sua viola soa como nos sonhos de uma criança e sua voz é mais generosa. O sorriso é o mesmo que une todas as suas obras, mas o coração se alarga. “Navegantes” nos convida a uma viagem linda.

A canção de abertura, Faz de Conta, traz o caminho de chegada, a festa na porta da entrada do navio, do circo, da escola, do teatro, da alma. “Mundaréu” é a segunda abertura, o canto que se adianta assim que a roda é formada. Em seguida, a festa é anunciada com a forte “Panela de Barro”. “Pequeno Dicionário’ e “ Criança” nos  colocam definitivamente no universo do CD.

A essa altura, uma história começa a ser contada, seguida de percussões irresistíveis. “Suíte dos Passarinhos” – aqui já estamos no meio da obra – é uma peça riquíssima que une passado, presente e futuro. A história continua com “Ciranda do Bem” e faz parecer que poderíamos recomeçar tudo novamente. Sorrimos com “Égua Branca” e logo após, a “Tarde” cai numa cantiga/acalanto trazendo o cheiro da saudade. “Alecrim”, alecrim dourado... A cor do alecrim se mistura ao dourado da tarde e todos começam a se despedir da viagem. A delicadeza de “Sabiá” provoca um sentimento tão bonito que nem sei nomear. E seguimos para a vida cantarolando “Urupaco”, sem parar...

As canções, os convidados, as vozes, os instrumentos, tudo sorri a favor da vida. E Xibiu olha pro cerrado e pro mundo com olhar de quem seguiu o curso do rio, de quem ouviu o coração e para ele entregou sua arte musical. Ele sabe que a vida vale a pena por causa de um jasmin ou de um pequeno gesto amoroso espontâneo. Por causa de uma nota musical que sai da voz e dos olhos de uma criança para depois pousar na emoção de quem ouve.
*por Consuelo de Paula 

Preço – R$20,00

Faixas:
01 – Faz de Conta – André Salomão
02 – Xavier Bartaburu e Edson Penha
03 – Panela de Barro – José Pedro Simeão
04 – Pequeno Dicionário das Grandes Coisas (Parte 3) – Luiz Salgado
05 – Criança – Luiz Salgado
06 – O Sapo – Domínio Público
07 – Suíte dos Passarinhos – André Fernandes e Luiz Salgado
08 – História Contada, Porta Aberta, Semente Plantada – Luiz Salgado
09 – Ciranda do Bem – Thigaga
10 – Égua Branca – Domínio Público
11 – Tarde – Luiz Salgado
12 – Alecrim – Domínio Público
13 – Sabiá – Antônio Sabiá e Luiz Salgado
14 – Urupaco – Caco Sodré


Um comentário: