terça-feira, 9 de outubro de 2012

Lu Toledo – Risco (2012)

“Sou desejo e apatia/ Fantasia e aflição / Sou ternura, desapego/ Abertura, sou prisão”. Esse é um trecho de uma das canções de Lu Toledo que compõe seu primeiro CD “Risco”. Guiado pela voz suave e, ao mesmo tempo, forte da cantora, este trabalho é formado por outras canções próprias, além de canções de parceiros e amigos como Jamil Guerra, Mestre Jonas, Lobbo e David Torrico (Espanha), quase todas inéditas.

Professora, Psicóloga, poeta, compositora e cantora, apaixonada pela Música Popular Brasileira, Lu Toledo estudou canto e teoria musical na “Babaya - Escola de Canto”, mais de 5 anos, além de sempre buscar cursos de extensão na Escola de Música da UFMG e escolas particulares de música.  Recentemente terminou um pós graduação em Princípios e Recursos Pedagógicos para a Educação Musical, oferecido pela Escola de Música da UEMG. Sempre utiliza os recursos da música em seu trabalho como educadora.

Durante o tempo em que estudou canto na “Babaya”, apresentou-se em várias mostras e eventos musicais promovidos pela escola em teatros da cidade, se diferenciando por sempre apresentar músicas inéditas (suas próprias composições ou interpretando compositores ainda não conhecidos na mídia).

Em 2005 fez o Show “Antítese” no Teatro da Maçonaria, encerrando seus estudos de canto nesta escola.  Nunca satisfeita, busca sempre aperfeiçoamento em seu canto, agora fazendo aulas com a cantora, professora de canto popular e amiga Regina Milagres, que muito colaborou na preparação vocal durante o processo de gravação do CD.

Já se apresentou em Berna, na Suiça(agosto de 2004), em uma mostra de composições, juntamente com seu companheiro – Jamil Guerra – em evento para brasileiros que vivem neste país,  com boa aceitação do público presente (brasileiros e suíços).
   
Também tem se apresentado em espaços culturais como na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em cidades históricas e em festivais como o “Festivelhas Manuelzão” (2005), entre outros.

Em 2008 gravou um pequeno CD em caráter demonstrativo em Cuba, com uma cantora (Marta Roche) do famoso Cabaré “Tropicana”, casa de shows. O CD está em fase de remasterização e traz canções próprias e desta cantora, com a participação de músicos cubanos, interpretadas em dueto, em um belo e diferente trabalho que foi intitulado “Brasil-Cuba: Simientes”.

Nesse ano, Lu Toledo fez dois pré-lançamentos de seu primeiro CD Risco, que considera o mais profissional, produzido pela Lei de Incentivo à Cultura de sua cidade (Betim, MG): um no “Pedacinhos do Céu” em maio e outro no Arte Ponto Com – Escola de Danças, em setembro de 2012. O show trás elementos do flamenco, em belos arranjos feitos por Alair Borges, além de gêneros da música brasileira, e conta com a participação de seu parceiro Jamil Guerra, que empresta ao show a marca cênica de suas castanholas e 
de sua dança.

Atualmente vem se preparando para shows de lançamento, começando por Betim, que acolheu o projeto e proporcionou a oportunidade de concretizar esse tão acalentado sonho de décadas.


Preço – R$15,00

Faixas:
01 – Mergulho – Jamil Guerra e Ludmila Alves
02 – Água Boa – Adair de A. Pereira (Lobbo) e Geraldo da Viola
03 – Riscos – Jamil Guerra e Lu Toledo
04 – 1º e 2º Tempos (Do Amor) – Lu Toledo
05 – Cotidiano – Mestre Jonas – sobre poema de João Bosco
06 – Riso Ímpar – Lu Toledo
07 – Cantoria – Lu Toledo e Jamil Guerra
08 – Caçadores de Tesouro e A Ira do Mar – Mestre Jonas
09 – Cale – Lu Toledo
10 – Escolhas – Lu Toledo
11 – Regressar – David Torrico Martin
12 – Antítese – Lu Toledo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário