sexta-feira, 6 de maio de 2011

Leopoldina - Leopoldina (2010)

Uma voz bem ordenada que oferece ao ouvinte uma diversidade de nuances, coloridos e entonações, vigor e personalidade para criar uma relação cúmplice e sentimental com as notas de cada melodia e cada palavra na canção, dando vida uma a uma às interpretações.

Concebido com muito cuidado, o disco é um marco para o novo momento da carreira da artista. Com 11 faixas, apresenta diversos autores da nova geração e de diferentes estados, sendo que a própria Leopoldina lança-se como compositora e assina três músicas. Com direção musical de Marcos Braccini, os arranjos são partilhados entre Rodrigo Braga, Luís Felipe Gama, Rafael Martini, Warley Henrique, Felipe José, Léo Pires e Pedro Santana, além de Braccini. “Houve uma preocupação com os arranjos para o disco soar eclético.

Buscamos uma linguagem de encontros, já que as faixas têm arranjadores diferentes, o que exigiu um diálogo cuidadoso com cada um deles, para que cada um pudesse imprimir sua marca pessoal e também garantisse um lugar confortável para a voz da Leopoldina”, revela Braccini.

Resultado de um processo de muita pesquisa, dedicação e sensibilidade de todas as pessoas envolvidas, o disco Leopoldina foi concebido ao longo dos últimos três anos, sendo que nesse intervalo a cantora fez uma pequena pausa para dar à luz ao filho, nascido em agosto de 2008.

Feito com o zelo de várias mãos, o álbum prioriza a canção, a poesia clara e singela de cada letra, assim como as harmonias minuciosas na instrumentalização das melodias. “Eu quis privilegiar letras fáceis, sem palavras complexas, as histórias das músicas e como elas poderiam chegar às pessoas.

Tentei trazer a poesia de um modo bem prazeroso, como um livro aberto, folha a folha, história a história. Eu falava com o Marquinho (Braccini) o tempo inteiro que não queria um disco para músicos, mas um disco com sentimento, que os arranjos não sobrepusessem minha voz e que as pessoas possam se emocionar ao escutar”, destaca Leopoldina, que contou durante todo o tempo com o apoio do produtor musical Marcos Braccini.

Preço – R$20,00

Faixas
1.Ngana – Leonardo Lorena
2.Jongo – Leopoldina e Rodrigo Braga
3.Frevo Torto – Luis Felipe Gama
4.Esse Moço – Marcus Bolívar e Antonio Gomes Neto
5.Atrás dessa Amizade – Nuno Ramos
6.Deus vos Salve esta casa Santa – Caetano Veloso e Torquato Neto
7.Sonhos com Torrada – Mauricio Detoni e Edu Krieger
8.Espera – Vitor Santana, Marcos Braccini, Antonio Gomes Neto e Pedro Braccini
9.Um Carro de Bois – Renato Motha e Patricia Lobato
10.Panorâmica 808 – Leopoldina e Mestre Jonas
11.Cantiga – Leopoldina

Nenhum comentário:

Postar um comentário