segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Tavito – Mineiro (2014)

O novo CD de Tavito, o “Mineiro” é o segundo do artista após seu retorno aos palcos, em 2008. Ele responde a anseios fundamentais de alguém que nasceu na gema de Belo Horizonte, filho de colecionador de discos clássicos, neto de fazendeiro fronteiriço do sul do estado – onde pôde beber, na infância, da manha sertaneja autêntica e da matutice radiofônica tão comum às  cidadezinhas mineiras, enquanto recebia o bombardeio da música latina, da bossa nova e do nascente rock’n roll, o mesmo que evoluiria e desaguaria na genial obra Beatle. Em seus festins adolescentes, Tavito ficava de ouvidos à espreita todo o tempo, enquanto namorava sem parar (como todo bom mineiro) ao som de Ray Coniff, Henry Mancini, Trio Los Panchos, Chubby Checker, Elvis, Wanda Sá, Little Richards, Trini Lopez, João Gilberto, Percy Faith, Angela Maria, Carlos Gardel, Frank Sinatra, Miguel Aceves Mejía, Tommy Sands, Cauby, Neil Sedaka e muitos e diferentes mais, numa salada musical riquíssima, que moldaria sua personalidade criativa no futuro.

Tavito é conhecido por sua obra pop-rock, estilo que abraçou no início de sua carreira de cantopositor, nos anos 70. Neste CD, no entanto, ele se descreve dentro de seu ambiente natal, com todas as impressões de um tempo em que o estilo era apenas um adereço dispensável. A canção SENSUAL, uma parceria com Aldir Blanc, é um tango; O ÚLTIMO BOLERO, composta a quatro mãos com Renato Teixeira, é, obviamente, um bolero; e ADRENALINA PURA, com Juca Novaes, é um samba. Há também um lamento sertanejo pungente composto com o paulistano Léo Nogueira, PONTO FACULTATIVO. Todas as canções, porém, levam a chancela inconfundível do artista, um jeito todo seu, personalíssimo, de nos repassar seus emocionados recados musicais.

Outro ponto importante neste CD é a inclusão de três canções em parceria com Zé Rodrix (amigo de vida com quem compôs a clássica CASA NO CAMPO em 1971). Uma delas, AMOR E FOGUETES, foi criada dias antes do falecimento do parceiro inseparável. A frase final dá um nó na garganta: “foguetes são luzes, o amor é a asa / levando quem sonha de volta pra casa.”

Tavito quis também homenagear as novas cantoras – que chegam diuturnamente às rádios e palcos, aos borbotões – e para isso, compôs com seu velho parceiro Alexandre Lemos a bela PARECE QUASE NADA, balada que ensina os novos a se assumirem como artistas, através da voz e do coração. Com Luhli, fez NA BEIRA DA CANÇÃO, uma crônica alusiva ao galope inexorável do tempo. E em homenagem à lendária banda “Som Imaginário”, que ajudou a fundar, gravou um antigo hit do guitarrista Fredera, já recorrente em seus shows pelo Brasil: o hino hippie SÁBADO. Juntou a estas mais dois típicos rocks tavitais por excelência: com Gilvandro Filho, um repto de alegria e otimismo, tão benvindo nesses tempos de quase-apocalipse, TUDO E NADA; e a inteiramente sua MINHA CINDERELA, uma instigante alegoria que versa sobre as mulheres misteriosas de hoje em dia, aquelas que nunca se rendem ao compromisso.

Há três participações artísticas importantes no CD: a da cantora Renata Pizi, uma paulistana energética que representa uma nova geração de cantoras brasileiras (em ADRENALINA PURA); da notável cantora Adriana Dre, uma artista completa, de carreira internacional, que ora se dedica à gravação de seu novo CD (em NA BEIRA DA CANÇÃO);  e do grupo Rossa Nova, 3 cantores /compositores / instrumentistas de fina cepa que focam em seu trabalho o rock rural rodrixiano (em TUDO E NADA).

O que se sobressai no novo trabalho de Tavito, no entanto, é o ambiente mineiro por excelência, este que estava guardado na alma do artista desde que saiu de Belo Horizonte, em 1968. A gente pode ouvi-lo como quem ouviu Célio Balona e seu Conjunto nas juninas do Estadual, encolhido na japona azul-marinho e soprando ao léu a fumaça do frio. Ou ainda como quem saboreou um sorvete de creme holandês na sorveteria de Seu Domingos, em frente ao Sagrado Coração, de olho nas moças entrando para suas aulas matinais – e sentindo no ar o restinho do perfume das Damas-da-Noite, marca registrada das madrugadas seresteiras de uma adolescente Belo Horizonte.

Preço – R$25,00

Faixas:
01 -Tudo e Nada - Tavito e Gilvandro Filho
02 - Parece Quase Nada - Tavito e Alexandre Lemos
03 - Esquematizando Esquemas - Tavito e Zé Rodrix
04 - Está Na Pele - Tavito e Ricardo Magno
05 - Sábado - Fredera
06 - Amor e Foguetes - Tavito e Zé Rodrix
07 - Minha  Cinderela - Tavito
08 - Coisas Pequenas - Tavito e Zé Rodrix
09 - Na Beira da Canção - Tavito e Luhli
10 - Adrenalina Pura - Tavito e Juca Novaes
11 - O Último Bolero - Tavito e Renato Teixeira
12 - Sensual (Palácio Fácil) - Tavito e Aldir Blanc
13 - Meu Lugar - Tavito
14 - Ponto Facultativo - Tavito e Léo Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário