terça-feira, 18 de outubro de 2011

Dudu Lima - Ouro de Minas (2009)

Pouco mais de um ano depois de lançar Ao vivo, o baixista mineiro Dudu Lima apresenta Ouro de Minas, seu quarto trabalho. Recheado de participações especiais, o disco conta com 10 faixas, três das quais escritas pelo próprio músico. Ele se desdobra entre os baixos acústico e elétrico, acompanhado por Ricardo Itaborahy (piano) e Leandro Scio (bateria).
Ouro de Minas foi gravado ao vivo em Juiz de Fora. O trio, capitaneado por Dudu, recebeu dois convidados especialíssimos que justificam o título do álbum: Milton Nascimento e João Bosco. Além deles, contribuíram o cantor Emmerson Nogueira (que também é mineiro), o percussionista Marcos Suzano e o baterista Ivan Conti.

Mais da metade do repertório contempla composições de Milton Nascimento (Um cafuné na cabeça, malandro, eu quero até de macaco; Cravo e canela e Fé cega, faca amolada) e de João Bosco (Corsário, Bala com bala e O ronco da cuíca). No tempo que restou, Dudu interpreta Nascente (Flávio Venturini e Murilo Antunes) e incluiu três de sua lavra: O pescador (com Ricardo Itaborahy), Salsa e cebolinha e Azaleando. Repertório idêntico está presente no DVD homônimo, também lançado agora.

Assinando todos os arranjos e três faixas como compositor, o baixista prova que é bom músico, embora abaixo dos elogios rasgados reproduzidos no encarte do disco, que o colocam como “um dos maiores baixistas nacionais” e lhe dão status de orgulho de Minas, como “Santos Dumont, Carlos Drumond de Andrade e Pelé”. Já os solos se mostram eficientes e comprovam que o músico tem domínio do instrumento e certa criatividade. Mas ainda lhe falta mais arroz com feijão.
*por Eduardo Tristão Girão - EM Cultura

Preço – R$25,00

Faixas
01 – Corsário – João Bosco e Aldir Blanc
02 – Um Cafuné na Cabeça, malandro, eu quero até de Macaco – Milton Nascimento e Leila Diniz
03 – O Pescador – Dudu Lima e Ricardo Itaborahy
04 – Nascente – Flávio Venturini e Murilo Antunes
05 – Salsa e Cebolinha – Dudu Lima
06 – Bala com Bala - João Bosco e Aldir Blanc
07 – Cravo e Canela – Milton Nascimento e Ronaldo Bastos
08 – Azaleando – Dudu Lima
09 – Fé Cega, Faca Amolada - Milton Nascimento e Ronaldo Bastos
10 – O Ronco da Cuíca - João Bosco e Aldir Blanc

Nenhum comentário:

Postar um comentário