terça-feira, 4 de outubro de 2011

Deco Lima e o Combinado – Vol 1 (2009)

Pouca coisa me deixa mais feliz do que presenciar a concretização merecida de alguns projetos. Principalmente quando apresentam originalidade e autenticidade, fugindo de fórmulas prontas e desgastadas. É o caso de "Volume 1", primeiro trabalho de Deco Lima e o Combinado, lançado. O combo é formado por Deco Lima (voz, letras e guitarra), Saulo Rajão ( baixo), Wallisson Liliu (percussão), Ricardo Neguim (bateria) e Sérgio Giffoni (toca –discos e programação) que é também responsável pela produção do disco, ao lado de Deco Lima.

Vi o trabalho pela primeira vez em 2006, no Conexão Telemig Celular de Música, quando eles dividiram o palco com B Negão. O impacto inicial foi muito positivo, mas nada se compara à sensação de ouvir o cd prestando atenção nos arranjos e nas letras, onde Deco brinca com a diversidade sonora da qual bebe da fonte. 

O disco é uma verdadeira miscelânea de estilos, trazendo no mesmo balaio um autêntico funk soul Power, punk rock, hip-hop, samba e até o funk carioca, a exemplo da faixa "Bela Princesa". Uma das coisas que mais chamou minha atenção é o fato do álbum conseguir um equilíbrio que, na minha opinião, é difícil de se alcançar. Ao mesmo tempo em que ele é sofisticado, tanto na proposta musical quanto na abordagem das letras, possui grande apelo popular, não exigindo do ouvinte um conhecimento aprofundado daquelas referências sonoras. É música para dançar no fim das contas, conseguindo impressionar tanto músicos quanto leigos no assunto.

E o melhor é que isso ocorreu naturalmente, não se trata de uma estratégia pra atingir um "Público Amplo". Como o próprio Deco disse, todas as referências utilizadas no disco já fazem parte do universo cotidiano das pessoas, talvez por isso a identificação seja tão imediata. Receita simples, segundo o próprio Deco Lima: "Funk na cara com samba embutido e distorção a gosto". Melhor definição impossível, o samba está presente em doses homeopáticas, bem distribuías ao longo do cd.

Uma das faixas que mais legais é a música "Fila de Banheiro". Bonus track, publicada originalmente na coletânea "Indiada Magneto". A produção deste som ficou sob a responsa de Daniel Saavedra (Proa), um dos músicos mais competentes da cena local. O disco como um todo vai muito bem, contando com outras parcerias legais como o beat-maker DJ Roger Moore nas músicas "Fala pra mim" e "Disseram que meu rap é ½ samba" e Gabriel Guedes em o "Samba Mandou", entre outros que somaram forças neste trampo pra lá de bacana e bom de se ouvir.
por Roger Deff

Preço – R$20,00

Faixas

01 - Fala para Mim – Deco Lima e Cris Viana
02 - Eu to Chegando – Deco Lima
03 - Bola para o Mato – Deco Lima
04 - O Samba Mandou – Deco lima
05 - Bela Princesa – Deco Lima
06 - Não Sou Agente do Mal – Deco Lma
07 - Disseram que meu Samba é ½ Rap – Deco Lima
08 - Casa de Bamba – Martinho da Vila versão Deco Lima
09 - Buraco Quente – Deco Lima
10 - Funcionando – Deco Lima e Roberto Soares
11 - Manicure – Deco Lima
12 - Fila de Banheiro – Deco Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário