sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Denise Reis - Alfândega (2006)

A cantora e compositora mineira DENISE REIS está lançando seu segundo disco, "Alfândega", demonstrando maturidade e personalidade.
Classificada como "garganta mágica" pelo mestre Tito Madi e decretada como "fadada ao sucesso" por Jô Soares, Denise volta às lojas, oito anos depois do CD "Chá de Hortelã com Caviar"(1998), com um trabalho sofisticado e de sonoridade contemporânea.

Produzido pela própria Denise, ao lado do percussionista Marcos Suzano e do violonista Marcelo Nami, "Alfândega" começa a chamar a atenção pelo trabalho gráfico, a cargo do craque Guili Seara, com direção de arte de Mateus Valadares e arte final de Túlio Linhares, a partir de fotos de Miguel Aun.
Na seqüência, a toada funkeada "Berrante" traz um flerte com as raízes mineiras, com o acordeon de Chico Chagas dialogando com os violões de Denise e Nami e a percussão de Suzano, criando um clima envolvente para a voz da cantora ficar à vontade para seduzir com tranqüilidade.

A terceira faixa é uma das melhores releituras já feitas para "Negro Gato", de Getúlio Cortes, onde Denise se esbalda em um de seus diferenciais, o trompete feito com a boca, inspirado em Miles Davis e Freddie Hubbard.
"Perseguição" traz o clima de embate entre a polícia e os camelôs, com direito a sons autênticos registrados pela compositora na introdução.

Depois de "Perseguição", pausa para o lirismo de "Par Ou Ímpar", delicado tema romântico valorizado pelo violoncelo do craque Lui Coimbra.
Dedicado a Paulinho da Viola, o samba "Coração a Capela" nasce clássico, envolvente, numa cadência bonita que lembra o mestre autor de "Foi Um Rio Que Passou em Minha Vida".
A bossa de Jobim é a referência para "Um Certo Azul" com um verso que já fica na memória na primeira audição: "tenho medo de um amor desse tamanho".

Um samba funk inspirado vem na seqüência. "Luciana" é séria candidata a hit, com levada irresistível e a voz de Denise demonstrando agilidade e malícia.
A parceria com Renata Thurler, responsável por oito faixas do disco, começou com "Palhaço", com cores românticas e tratamento urbano e inspirado, com boa trama de acordeon, percussão e violões.
"Miss Celie´s Blues", tema composto por Quincy Jones para o filme "A Cor Púrpura" de Steven Spielberg, é um dos pontos altos do show de Denise. Aqui ela registra a música em grande estilo, com destaque para o solo de trompete vocal.

Com letra de Ronaldo Serruya, a faixa título encerra o disco. Inicialmente batizada de "Pequena Tentativa de Redimir as Mulheres", é uma pérola de humor e atitude ("morre, mas morre de inveja"), alinhada com o conceito do disco, baseado, segundo a própria cantora, em "nossas bagagens musicais, nossas referências mixadas e traduzidas por nós".

Com 18 anos de carreira, Denise Reis chega, com "Alfândega", à maturidade, com um disco de cores firmes e plurais, adequado à sua voz de temperatura tropical e técnica mágica.
*por Kiko Ferreira

Preço – R$20,00

Faixas
01 - Irene – Denise Reis e Renata Thurler
02 - Berrante – Denise Reis e Renata Thurler
03 - Negro Gato – Getúlio Cortes
04 - Perseguição – Denise Reis e Renata Thurler
05 - Par ou Impar – Denise Reis e Renata Thurler
06 - Coração a Capela – Denise Reis e Renata THurler
07 - Um Certo Azul – Denise Reis e Renata Thurler
08 - Luciana – Denise Reis e Renata Thurler
09 - Palhaço – Denise Reis e Renata Thurler
10 - Miss Celie’s Blues – Quincy Jones/ Rod Temperton/ Lionel Richie
11 - Alfandega – Denise Reis e Renata Thurler

Nenhum comentário:

Postar um comentário