quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Cartoon - Estribo (2008)

Em uma noite digna do clássico rock’n roll , em que até a neblina deu o ar místico da sua graça no Hard Rock Café (Belo Horizonte), a banda Cartoon apresentou mais um impecável show em ocasião do lançamento do seu terceiro disco independente e autoral: Estribo.

O novo trabalho da banda mineira encerra uma brilhante trilogia que viajou pelo sistema auditivo e seus três ossículos, ou discos, responsáveis pela audição humana (Martelo, Bigorna e o próprio Estribo) em busca da equalização aprimorada do rock e da qualidade absoluta do som. A idéia do novo trabalho gira em torno das emoções e conflitos de um jovem músico que, assim como Beethoven, fica surdo devido à paralisia de um minúsculo osso do ouvido chamado Estribo.

O isolamento e o sofrimento causados pela surdez, levam-no então, a questionar toda a sua existência e a empreender uma viagem fantástica, na qual a cada passo ele supera seus medos e dificuldades em direção a um glorioso final. Uma jornada conceitual aprovada com louvor! O que soava pretensioso no primeiro disco do Cartoon, que arregalou os olhos do público para um novo som frente a estagnação da indústria fonográfica e ganhou status grandioso com o segundo trabalho, a ópera rock Bigorna, concluiu-se de forma brilhante e coerente. O novo disco mescla baladas e ritmos (como o blues) a potentes solos e harmonias providenciais, pontuados com instrumentos como o Sitar, o Esraj e a Gaita, e explorando rifes virtuosos que invadem os ouvidos e acertam em cheio a memória e a alma dos amantes do gênero.

A banda transformou o conceito do disco em músicas hipnotizantes que vêm com os ácidos acordes de “The Car Crash” e os rifes de “Father”, ou ainda, com a tonelada de batidas descarregadas pela excelente forma do baterista Bhydhu em “Treatment With Mercury” e “Thor’s Hammer”.
Já os cuidadosos arranjos e harmoniosos vocais que se tornaram características da banda, desfilam toda a sua graça em “Crossings and Crosses”, “Velut Luna” e “Remember”, que ainda resgatam as influências progressivas do Cartoon. As ótimas “God Speed”, “Heaven’s My Home” e “The Storm Before The Silence” mostram que a banda é capaz de surpreender a cada faixa, mesclando no mesmo percurso a sensibilidade, densidade, bom humor e competência que pode oferecer.
Por Samuel Borges

Preço – R$20,00

Faixas
01 - Thor’s Hammer – Khykho
02 - The Storm Before the Silence – Khadhu
03 - Father – Khykho e Khadhu
04 - Crossings and Crosses – Khadhu
05 - The Car Crash – Khykho e Khadhu
06 - Heaven’s my Home – Khadhu
07 - Treatment with Mercury – Khykho
08 - Remember – Khadhu
09 - Velut Luna – Khykho
10 - God Speed! – Khadhu

Nenhum comentário:

Postar um comentário