segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Duas Noites - Belo Horizonte: Uma Trilha Sonora Possível (2011)

"Belo Horizonte - Uma Trilha Sonora Possível" é o primeiro trabalho do projeto Duas Noites, concebido por João Eduardo, músico integrante da banda Cinco Rios. Neste álbum, o compositor mineiro dá asas a uma narrativa subjetiva de um dia passado na cidade de Belo Horizonte, alternando faixas instrumentais com canções cujos temas dão notícia do desconforto e melancolia urbanos. O projeto gráfico de Tiago Capute, construído sobre um ensaio fotográfico, dá vida e corpo às ideias musicais do trabalho.

O álbum é uma trilha sonora imaginária de Belo Horizonte: daí o nome, já que é apenas uma trilha sonora possível dentre tantas outras. Além dos integrantes da Cinco Rios, acompanham o trabalho os músicos César Gilcevi, poeta e letrista da extinta banda Carolina Diz, responsável pela letra da música "Cinco da Tarde", e Gato Jair, vocalista da banda O Último Número, que interpretou o personagem cantando seus descaminhos na mesma faixa.

A amarração proposta das faixas é apenas uma sugestão, uma possibilidade narrativa dentre outras, e não extingue a possibilidade de várias outras leituras possíveis. Afinal, esta trilha sonora busca, na verdade, um filme onde possa se completar: ela será lançada como um convite a criadores dedicados ao audiovisual, para que se apropriem dela e a usem livremente em seus trabalhos, ou até mesmo criem curta-metragens, vídeos e filmes inspirados nas músicas e na atmosfera urbana que perpassa todo o trabalho.

Para que isto seja possível, todas as faixas serão lançadas sob uma licença Creative Commons, que permite a utilização sem prévia autorização do autor. É uma forma de disponibilizar o trabalho e estimular o diálogo com criadores de cinema e vídeo. O convite está aberto a todos e a intenção é estimular a criação aberta e descentralizada.

Preço – R$20,00

Faixas
01 – Minha Maior Dor (prelúdio)
02 – Transito
03 – Música Triste
04 – Dando Voltas
05 – Da Janela do Décimo Terceiro Andar
06 – Um Prédio
07 – Cinco da Tarde
08 – Freetless
09 – Já é Noite
10 - Da Janela do Décimo Terceiro Andar (noite)
11 – Duas
12 – Volta pra Casa

Músicas e Letras João Eduardo exceto Cinco da Tarde – parceria com César Gilcevi

Nenhum comentário:

Postar um comentário