segunda-feira, 14 de julho de 2014

Vitor Soares – Se Não Me Fale a Memória (2014)

 
Variações rítmicas e melódicas são características básicas do CD “Se não me Fale a Memória” do cantor e compositor mineiro Vitor Soares. O disco autoral, sendo o primeiro de sua longa carreira como interprete, chega com nove canções que passeia no universo da musica popular brasileira num experimentalismo onde se junta o antigo com o contemporâneo. A direção e produção ficaram a cargo de Daniel Cosso e o próprio Vitor Soares participando de toda a construção e co-produção. O rock, o samba, o soul, o regional e outros elementos da musica brasileira foram de certa maneira influências e destaque na carreira do musico, fazendo deste trabalho uma mistura muito pessoal.

O título do disco “Se não me Fale a Memória”, faz jus a maioria das letras que já estavam prontas há algum tempo esperando o momento para serem arranjadas e gravadas. O cantor já tinha em mente tudo planejado inclusive o processo independente de gravação. Isso permitiu uma liberdade e personalidade para expressar as canções. Nomes de peso como Maciel de Brito Trompetista que já trabalhou em turnê com Benito de Paula, o baixista Mestre Jorge que tocou e gravou discos com a big band Black Rio nos anos 70 e o produtor e guitarrista Marcílio Rosa deram uma mágica contribuição em algumas canções.

A canção Carta Para os Amigos tem notável influência do Soul de Tim Maia e do Samba Rock de Jorge Ben com um solo de trompete completamente jazzístico. Domingo no Jogo que foi composta em parceria com o cantor e compositor Chicó do Céu. Na música o futebol é também motivo de uma grande paixão mesmo com a emoção de estar no estádio. Nela se ouve as narrações dos gols de Pelé e de Garrincha que abre e fecha a canção, retiradas de um disco de vinil. A Outra Parte do meu Coração o amor e a poesia se entrelaçam e mostra muita sensibilidade de uma vida a dois.

A influência regionalista e praticada em Menina Rosa Maria Flor, canção da cantora e compositora do Vale do Jequitinhonha Maria Letícia, onde os vocais também são divididos. A viajem sonora segue em Chico Bento, Corda Bamba, Seu Moço, Tudo se Ajeita e Carta Para Firmina Daza. O álbum é recheado de brasilidade onde as palavras “Se não me fale a Memória” são transformadas em poesias, cores e canções de um novo artista autoral brasileiro.

Preço – R$20,00

Faixas:
01 – A Outra Parte do meu Coração - Vitor Soares
02 Carta para Firmina Daza - Vitor Soares
03 – Carta para os Amigos - Vitor Soares, Mou Freitas e Paulo Walter
04 – Chico Bento - Vitor Soares
05 – Corda Bamba - Vitor Soares, Paulo Walter e Daniel Cosso
06 – Domingo no Jogo - Vitor Soares e Chico do Céu
07 – Menina Rosa, Menina Flor – Maria Leticia
08 – Seu Moço - Vitor Soares e Chico do Céu
09 – Tudo se Ajeita - Vitor Soares e Maciel de Britto

Nenhum comentário:

Postar um comentário